page view

Milhares pernoitaram no recinto do Santuário

Sacos-cama, tendas ou mantas térmicas para escapar ao frio e à chuva.

14 de maio de 2017 às 09:58

"Hoje [ontem] é o momento mais alto da celebração do Centenário das Aparições, um dia histórico e memorável, um dia cheio de beleza, uma beleza que vós Santo Padre, podeis, de algum modo, ver na beleza do colorido desta paisagem humana, da imensidão de peregrinos que aqui estão", disse D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, na saudação e em forma de despedida ao Papa Francisco, no final da celebração eucarística.

Em frente ao Santo Padre, sentado na cátedra, D. António Marto em tom pausado e com o seu peculiar sotaque transmontano, lembrou que no Santuário de Fátima estavam peregrinos de 55 países de todos os continentes e condições sociais. Muitos deles tiveram grandes dificuldades para chegar ao Santuário e depois para se manterem nele nos dois dias das cerimónias.

As condições em que muitos peregrinos dormiram nas últimas noites – ao relento, com frio e chuva - estavam naturalmente no espírito desta mensagem do bispo de Leiria.

Na noite de sexta-feira para sábado foram milhares as pessoas que depois da Procissão das Velas, pernoitaram no recinto do Altar do Mundo. Ontem, pelas 06h00, o espaço já estava mais de metade ocupado com pessoas que dormiram ao relento, parecendo um mega- -acampamento como os que habitualmente acontecem em festivais de música.

Em sacos cama, tendas ou apenas tapados com mantas térmicas, os peregrinos passaram assim mais uma noite na rua, poupando o dinheiro do alojamento, mas enfrentando condições climatéricas adversas. Nas duas noites de peregrinação choveu, mas nada demoveu a fé dos peregrinos.

"Viemos preparados para enfrentar a chuva. Não é fácil mas neste espaço tudo se supera", referiu ao CM Júlio Alves, residente em Vizela, que se deslocou para Fátima na companhia da mulher.

Problemas não afastaram fiéis

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8