12 mortos em ataque russo a Zaporíjia
Cidade ucraniana localizada a cerca de 125 quilómetros da maior central nuclear da Europa tem sido alvo de bombardeamentos constantes.
Um ataque com mísseis russos atingiu este domingo uma zona residencial na cidade de Zaporíjia, no Sudeste da Ucrânia. Pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas, incluindo 10 crianças, avançaram as autoridades ucranianas.
O bombardeamento, segundo a informação avançada pela Força Aérea da Ucrânia, foi levado a cabo por seis mísseis, lançados a partir de áreas ocupadas pelas tropas russas.
O Presidente ucraniano condenou o ataque “sem piedade”, prometendo que os responsáveis serão levados à Justiça. O bombardeamento foi o segundo deste género contra a cidade, num espaço de três dias. “Outra vez Zaporíjia. Mais uma vez um ataque impiedoso a civis, em edifícios residenciais, a meio da noite (...) Maldade pura. Maldade absoluta”, escreveu Volodymyr Zelensky, na rede social Facebook.
A cidade de Zaporíjia, localizada a cerca de 125 quilómetros da maior central nuclear da Europa, situa-se numa das quatro regiões ucranianas que foram anexadas pela Rússia, ainda que a capital permaneça sob domínio de Kiev.
Face à explosão de sábado, que destruiu parcialmente a ponte que liga a península da Crimeia à Rússia, o motorista do camião que explodiu diz que “não tinha conhecimento do atentado planeado”. As declarações surgiram num comunicado oficial, publicado no jornal russo ‘RBC’.
Como anunciado, uma equipa de mergulhadores russos começou este domingo a analisar os danos na ponte de Kerch, uma das principais rotas de abastecimento russo.
PORMENORES
Retaliação
Russos pedem retaliação pela explosão na ponte de Kerch. "Há uma guerra terrorista indisfarçável contra nós", disse um deputado local à agência RIA Novosti.
Exumação em Lyman
Autoridades ucranianas já iniciaram os trabalhos de exumação dos corpos encontrados em Lyman, cidade recentemente libertada.
Confrontos em Bakhmut
Os combates entre as tropas de Kiev e Moscovo intensificaram-se na cidade ucraniana de Bakhmut, Donetsk.
Conselho de Segurança reúne
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reúne-se esta segunda-feira com o Conselho de Segurança. O encontro será o primeiro após a explosão da ponte de Kerch. A reunião foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Ligação à central nuclear restaurada
A ligação da central nuclear de Zaporíjia à rede elétrica ucraniana já foi restabelecida. O complexo tinha perdido a única ligação que mantinha à rede no sábado, após os bombardeamentos, que obrigaram a central a recorrer a geradores de emergência a diesel. "Os operadores estão a restaurar o regime normal de alimentação da central a partir do sistema energético da Ucrânia", anunciou este domingo a empresa de energia Energoatom.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt