Universitária apresenta tese despida depois de professora criticar calções
Aluna liderou protesto contra críticas da docente.
Letitia Chai apresentava a tese de mestrado na Universidade de Cornell em Nova Iorque, Estados Unidos, quando a professora, Rebekah Maggor, decidiu questionar o que trazia vestido. Numa publicação feita no Facebook, a universitária explicou o que aconteceu e o porquê da sua atitude. "A primeira coisa que a professora me disse foi 'é isso mesmo que queres vestir'", começou por explicar Letitia. "Os seus calções são demasiado curtos", disse. "A professora disse-me, à frente da turma toda, que eu estava a convidar o olhar masculino para longe do conteúdo da minha apresentação e para o meu corpo. Ela disse que eu estava a marcar uma posição com a minha roupa. Disse-lhe que não mudaria a minha roupa para fazer com que ela ou qualquer outra pessoa se sentisse mais confortável", explicou a aluna universitária. De acordo com a jovem, a professora terá mesmo saído da sala e questionado Letitia sobre o que a sua mãe acharia da roupa que estava a usar. A rapariga respondeu prontamente: "A minha mãe é professora de estudos feministas, de género e sexualidade. Ela não se preocupa com os meus calções". Perante a atitude da professora, Chai despiu-se, fez a apresentação da tese em roupa interior e lançou um protesto. "Dispam-se todos!", exigiu.
Numa publicação feita no Facebook, a universitária explicou o que aconteceu e o porquê da sua atitude. "A primeira coisa que a professora me disse foi 'é isso mesmo que queres vestir'", começou por explicar Letitia. "Os seus calções são demasiado curtos", disse.
"A professora disse-me, à frente da turma toda, que eu estava a convidar o olhar masculino para longe do conteúdo da minha apresentação e para o meu corpo. Ela disse que eu estava a marcar uma posição com a minha roupa. Disse-lhe que não mudaria a minha roupa para fazer com que ela ou qualquer outra pessoa se sentisse mais confortável", explicou a aluna universitária.
De acordo com a jovem, a professora terá mesmo saído da sala e questionado Letitia sobre o que a sua mãe acharia da roupa que estava a usar.
A rapariga respondeu prontamente: "A minha mãe é professora de estudos feministas, de género e sexualidade. Ela não se preocupa com os meus calções".
Perante a atitude da professora, Chai despiu-se, fez a apresentação da tese em roupa interior e lançou um protesto. "Dispam-se todos!", exigiu.
Em declarações ao site Cornell Sun, a professora justificou que não diz aos seus alunos o que vestir mas que cabe a cada um refletir sobre o que vestem e sobre as suas decisões. Letitia afirma que o seu ato não foi contra a professora mas sim contra as "crenças opressivas" da sociedade.
Em declarações ao site Cornell Sun, a professora justificou que não diz aos seus alunos o que vestir mas que cabe a cada um refletir sobre o que vestem e sobre as suas decisões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt