Casa Branca impõe novas sanções contra a Venezuela

EUA acusam o país de fazer parte, com Cuba e a Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina.

01 de novembro de 2018 às 18:37
casa branca washington
Donald Trump, chefe do EI, Presidente dos Estados Unidos, Abu Bakr, Síria, Ministério da Defesa, Estado Islâmico, The New York Times, Twitter, New York Times, Estados Unidos, Presidente, Casa Branca, Pentágono, Colorado, Observatório Sírio dos Direitos Humanos, política, Politico, distúrbios, guerras e conflitos Foto: Getty Images

1/2

Partilhar

A administração norte-americana impôs esta quinta-feira novas e "pesadas" sanções contra a Venezuela, acusada de fazer parte, com Cuba e a Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina.

As sanções contra Cuba e a Nicarágua são igualmente reforçadas, disse John Bolton, conselheiro para a Segurança Nacional do Presidente norte-americano, Donald Trump, num discurso em Miami, onde residem milhares de pessoas que fugiram destes países.

Pub

Bolton atacou "o triângulo de terror que vai de Havana a Caracas e a Manágua" e os seus três "tiranos que pensam que são homens fortes e revolucionários", mas que na verdade são "figuras de circo e [são] desprezíveis".

O conselheiro da Casa Branca disse ainda que estes países representam as "forças destrutivas de opressão, socialismo e totalitarismo" e realçou que este trio de nações "encontrou-se finalmente com a administração" norte-americana.

As sanções à Venezuela proíbem os cidadãos dos Estados Unidos de comercializarem ouro exportado deste país sul-americano.

Pub

Já as sanções contra Cuba adicionam novos itens aos que constavam de uma lista negra.

O discurso de Bolton em Miami pode vir a galvanizar os cubano-americanos que defendem nos Estados Unidos uma abordagem política mais dura em relação a Cuba.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar