Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de disparar projétil não identificado
Este foi o segundo teste de armas realizado pelo país no espaço de uma semana.
No passado sábado foram disparados vários projéteis de curto alcance a partir da Coreia do Norte que voaram entre o país e o Japão, tendo caído no oceano, a centenas de quilómetros de espaço habitado, afirmou então o exército sul-coreano.
Esta é a segunda vez no espaço de um ano e meio em que a Coreia do Norte testa um míssil. No entretanto, as relações entre as duas Coreias melhoraram significativamente, com vários encontros entre os governos dos dois países e até uma cimeira com o presidente dos EUA, Donald Trump, em que terá sido assinado um acordo com a Coreia do Norte para fechar uma fábrica nuclear.
Estes dois lançamentos acontecem depois de o presidente norte-coreano, Kim Jong-Un, ter reunido pela segunda-vez com o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, em Hanói, no Vietname. Durante o acordo, os coreanos tentaram negociar uma redução nas sanções económicas e troca do desmantelamento parcial nuclear.
No entanto, o encontro saiu furado depois do presidente norte-americano se ter recusado a levantar qualquer sançãoa té que fossem destruídas todas as armas nucleares na Coreia.
A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, adiantou que a segunda cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un foi encurtada e o almoço previsto entre os dois líderes não se realizou.
Sanders acrescentou que "não foi concluído um acordo, mas as duas delegações vão continuar a dialogar no futuro". No início das negociações, os dois líderes admitiram a abertura de gabinetes de ligação nos dois países, enquanto Kim afirmou estar disposto à desnuclearização.
Trump disse desejar um bom acordo, mas indicou não ter pressa. O míssil foi lançado em direção a leste às 9h06, horário local [01h07 em Lisboa], no sábado, perto de Wonsan, na província de Gangwon, sudeste do país, avança a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt