Áustria recebe 10 doentes portugueses

Pacientes vão ser transportados em aviões do exército federal austríaco para clínicas em Viena e mais quatro outras regiões do país.

06 de fevereiro de 2021 às 09:28
coronavírus, hospital, doentes, profissionais de saúde, internamento Foto: Reuters
Partilhar

O Chanceler austríaco, Sebastian Kurz, confirmou esta sexta-feira que a Áustria vai receber dez doentes portugueses, entre os quais cinco infetados com Covid-19 e a necessitar de cuidados intensivos e cinco com outras doenças ou com cirurgias pendentes.

Em comunicado, Sebastian Kurz, afirmou ser “uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas”.

Pub

Os doentes portugueses vão ser transportados em aviões do exército federal austríaco para clínicas em Viena e mais quatro outras regiões do país. O líder austríaco já tinha falado com o primeiro-ministro português, António Costa, no passado domingo, sobre a possível transferência de doentes, devido à sobrecarga dos hospitais portugueses.

O ministro da Saúde austríaco, Rudolf Aschober, explicou que a assistência que será prestada a Portugal só é possível graças a uma “ligeira melhoria” ao nível dos internamentos em unidades de Cuidados Intensivos do país. No entanto, o Governo português ainda não confirmou a situação de auxílio.

Pub

O gabinete do ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, adiantou que “todas as hipóteses estão a ser considerada no sentido de continuar a assegurar os cuidados de saúde aos portugueses”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar