Cristina Clara canta Vira do Minho com batucadeiras do Tarrafal
A cantora portuguesa esteve na última edição do Atlantic Music Expo, em Cabo Verde.
"Vim este ano com uma alegria enorme participar no AME. Trazer um projeto que, eu acho, tem muito a ver com o espírito deste festival. A minha música é muito influenciada pelas sonoridades tradicionais do Brasil, Portugal e Cabo Verde. Fazia todo o sentido estar aqui , já tenho uma relação de alguns anos com a música de Cabo Verde. Poder finalmente estar aqui e apresentar o meu trabalho, o meu primeiro disco, Lua Adversa, é um prazer gigante", refere a cantora.
O álbum que saiu em 2021 é representativo dos últimos anos que Cristina passou em Lisboa e que considera um ponto de encontro privilegiado de gente de todo o mundo: "Principalmente do Brasil, Cabo Verde e Portugal. É quase uma fotografia musicada da minha vivência nestes últimos anos. Muito influenciada pela música tradicional do norte de Portugal, como pelo Fado, que está muito presente neste trabalho. Ou o Choro, do Brasil. Ou a Morna de Cabo Verde", diz Cristina Clara.
Conhecer Cabo Verde era um sonho antigo da cantora. Que se sente honrada por ter acontecido num contexto como o AME. "Ter a oportunidade de ter um grupo de batucadeiras como convidadas, do Tarrafal, que conheci aqui num encontro poucos dias antes do festival, foi uma oportunidade maravilhosa. Convidei-as a juntar o Batuque delas ao meu Vira do Minho, e foi uma junção maravilhosa. Aliás, são sonoridades que se influenciaram mutuamente no passado. Por isso fazia para mim todo o sentido trazer isso aqui. Já o tínhamos feito em Lisboa com um grupo de batucadeiras de Santiago que vivem em Portugal. Fazê-lo aqui foi uma emoção ainda maior. A generosidade do público, a forma como nos receberam e nos transmitiram um carinho enorme, tornou este concerto ainda mais emocionante", conta Cristina Clara sobre o concerto na Rua Pedonal no Plateau da cidade da Praia. De Cabo Verde garante que leva já inspiração para um novo trabalho a preparar em breve.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt