“América, dei-te o melhor de mim”: Joe Biden em lágrimas ao recordar mandato como presidente

Democrata refletiu sobre o seu legado no arranque da Convenção que vai consagrar Kamala Harris como candidata à Casa Branca.

21 de agosto de 2024 às 01:30
Partilhar

Um emocionado Joe Biden despediu-se na segunda-feira à noite do Partido Democrata com uma apaixonada defesa do seu legado enquanto Presidente e uma chuva de elogios à sucessora na corrida à Casa Branca, Kamala Harris, afirmando que só a sua vitória nas eleições de novembro “poderá proteger a democracia” na América.

Biden, que não conseguiu esconder as lágrimas ao ser apresentado pela filha, Ashley, no arranque da Convenção Democrata, lembrou os primeiros tempos conturbados do mandato, logo a seguir ao assalto ao Capitólio. “Com um coração agradecido, eis-me perante vós nesta noite de agosto para lembrar que a democracia sobreviveu. A democracia venceu e agora a democracia deve ser preservada”, frisou o Presidente cessante, cujo discurso foi várias vezes abafado pela multidão, que gritava “Adoramos-te, Joe” e “Obrigado, Joe”.

Pub

Sobre Kamala Harris, disse que a sua escolha como vice-presidente “foi a melhor decisão da minha vida”. “Ela é forte, experiente e tem uma enorme integridade”, disse, aproveitando para atacar Trump: “O crime tem estado a descer, e vai descer ainda mais quando colocarmos uma antiga procuradora na Casa Branca, em vez de um criminoso condenado”, disparou, para delírio da multidão, que respondeu com gritos de “Prendam-no!”.

Este não era o discurso que Biden queria ter feito na Convenção, mas não se mostrou ressentido por ter abandonado a corrida à Presidência. “Amo o meu trabalho, mas amo o meu país ainda mais. Como tantos de vós, entreguei-me de alma e coração a esta nação durante 50 anos, e fui abençoado milhões de vezes de volta com o vosso apoio”, disse o Presidente, citando na despedida um verso do tema ‘Um Hino Americano’, a sua música favorita: “América, dei-te o melhor de mim.”

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar