Ucrânia revela vídeo que diz ser de drone naval a destruir pela primeira vez um helicóptero russo

Ataque ocorrreu perto do Cabo de Tarkhankut, na costa oeste da Crimeia.

31 de dezembro de 2024 às 16:30
Partilhar

Os serviços secretos ucranianos disseram, esta terça-feira, que o drone marítimo ucraniano Magura V5, equipado com mísseis, destruiu, pela primeira vez, um helicóptero russo Mi-8 e danificou outro, no Mar Negro.

A aeronave foi abatida perto do Cabo de Tarkhankut, na costa oeste da Crimeia, esta terça-feira, informou a agência de espionagem ucraniana GUR, no Telegram, segundo a Reuters. De acordo com a GUR, foi a primeira vez que um drone naval destruiu um alvo aéreo. O segundo helicóptero, que ficou apenas danificado no ataque, conseguiu chegar ao aeródromo.

Pub

Nas imagens divulgadas pela GUR, é possível ver o helicóptero a ser atingido por vários projéteis e a cair na água.

Moscovo não se pronunciou sobre o ataque, até ao momento. 

 As forças armadas de Kiev têm utilizado drones marítimos para atacar navios de guerra e instalações russas na península da Crimeia, tomada e anexada por Moscovo em 2014, refere a Reuters. Segundo a Ucrânia, os ataques de drones e mísseis navais infligiram grandes danos à principal base naval russa em Sevastopol e a sua frota do Mar Negro foi forçada a reposicionar quase todos os navios de guerra. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar