UE mantém abertos canais diplomáticos com Israel e Irão após ataque

Líderes da UE denunciaram a situação perigosa no Médio Oriente, manifestando preocupação e apelando à contenção.

13 de junho de 2025 às 11:51
União Europeia Foto: Getty Images
Partilhar

A União Europeia (UE) mantém abertos os canais diplomáticos com Telavive e Teerão, após os ataques de Israel ao Irão, na madrugada desta sexta-feira.

"Os canais estão abertos com os dois lados", referiu, na habitual conferência de imprensa diária, o porta-voz da Comissão Europeia para os Negócios Estrangeiros, Anouar El Anouni.

Pub

O porta-voz acrescentou que a Alta Representante da UE para a Política Externa, Kaja Kallas, já falou com o seu homólogo israelita, Gideon Saar, e os serviços de Ação Externa mantém contactos com Teerão.

Os líderes da UE denunciaram a situação perigosa no Médio Oriente, manifestando preocupação e apelando à contenção.

O exército de Israel atacou esta sexta-feira a capital do Irão, com o Governo israelita a afirmar ter como alvo instalações nucleares e militares.

Pub

Os ataques noturnos, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).

As forças armadas iranianas afirmaram que não haverá limites na sua resposta a Israel após os ataques da madrugada a Teerão e a várias outras cidades do país.

Já durante a manhã, Israel disse foram lançados mais de 100 drones contra território israelita e que "todos os sistemas de defesa estão a funcionar para eliminar as ameaças".

Pub

A imprensa oficial iraniana já confirmou a morte de três dirigentes militares, incluindo o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irão, o general Mohammad Hossein Bagheri, e de pelo menos seis cientistas nucleares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar