page view

Israel ataca Irão, mata comandante da Guarda Revolucionária e destrói instalações nucleares iranianas

Irão promete resposta dura e decisiva a ataques de Israel.

13 de junho de 2025 às 10:12
A carregar o vídeo ...

Israel ataca Irão, mata comandante da Guarda Revolucionária e destrói instalações nucleares iranianas

Dezenas de aviões israelitas participaram, na madrugada desta sexta-feira, numa primeira vaga de ataques contra dezenas de alvos militares e instalações nucleares iranianas. A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou que a central nuclear iraniana de Natanz foi atingida por bombardeamentos israelitas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou, antes do ataque à central, que a operação 'Rising Lion' tem como objetivo eliminar ameaça nuclear do Irão.

Netanyahu afirmou que a operação "durará os dias que forem" e defende que os ataques surgem da necessidade de defender Israel. O primeiro-ministro afirmou que, nos últimos anos, o Irão produziu urânio enriquecido suficiente para produzir nove bombas nucleares. 

Durante os ataques o chefe da Guarda Revolucionária iraniana, Hossein Salami, foi morto, avança a televisão estatal do Irão. Um responsável da segurança de Israel disse que também o chefe do Estado-Maior iraniano, Mohammed Bagheri, poderá ter sido morto na sequência da ofensiva.

A carregar o vídeo ...

Guarda Revolucionária iraniana confirma morte de líder em ataque israelita

Resposta do Irão

Um responsável iraniano disse que a "resposta ao ataque israelita será dura e decisiva”. Mais tarde, o exército de Israel anunciou que o Irão lançou mais de 100 drones contra território israelita e que "todos os sistemas de defesa" estavam a funcionar "para eliminar as ameaças".

“A resposta ao ataque israelita será dura e decisiva”, afirmou um responsável iraniano, acrescentando que os pormenores da retaliação iraniana “estão a ser discutidos ao mais alto nível”, quando questionado sobre a iminência do ataque.

O porta-voz do exército, Effie Defrin, admitiu que se avizinham "horas difíceis" face à resposta do Irão. Defrin informou que 200 aviões de combate participaram no ataque lançado esta manhã contra o Irão, atingindo mais de cem pontos no país com 330 tipos diferentes de munições.

Ataque israelita não fez subir radiação em central nuclear do Irão

A Agência Internacional de Energia Atómica disse que, apesar dos ataques israelitas à central de enriquecimento nuclear de Natanz, no centro do país, "os níveis de radiação não aumentaram" .

"A AIEA está a monitorizar de perto a situação preocupante no Irão. A Agência confirma que a central de Natanz está entre os alvos atingidos", escreveu a agência na rede social X, numa mensagem assinada pelo diretor-geral, Rafael Grossi.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8