60 crianças são suspensas ou expulsas da escola por racismo todos os dias em Ingalterra

Estudo aponta para um aumento do comportamento racista no seio escolar devido a fatores como o discurso de ódio nas redes sociais.

03 de setembro de 2024 às 23:01
Crianças xxx Foto: Correio da Manhã
Partilhar

Um novo estudo revelou que todos os dias 60 crianças até aos quatro anos são suspensas ou expulsas da escola por racismo em Inglaterra. Segundo dados a que o jornal The Mirror teve acesso, no ano passado, 11 619 crianças foram enviadas para casa por alegado comportamento racista, sendo que 1 413 ainda frequentavam a escola primária. Os numeras apontam para um aumento na ordem dos 25% face a 2022.

"Estes números devem servir de alerta. Já temos anos de linguagem divisiva e odiosa e de estereótipos negativos e racistas por parte de alguns políticos e de sectores da comunicação social", disse Daniel Kebede, secretário-geral do Sindicato Nacional da Educação de Inglaterra. 

Pub

Segundo o responsável, o discurso de ódio partilhado nas redes sociais e opiniões racistas que os pais possam ter estão a influenciar negativamente o comportamento das crianças.

O Ministério da Educação inglês assegurou que não existe lugar para o racismo e para a discriminação na escola nem na sociedade. 'As crianças devem aprender como funcionam as relações de respeito, pessoalmente e online, e compreender a importância de valorizar a diferença', disse o porta-voz.

O discurso de ódio e a incitação à violência são temas que têm estado em destaque em Inglaterra. Em julho, um jovem de 17 anos matou três crianças, uma das quais portuguesas, que estavam numa aula de dança com a temática da Taylor Swift em Southport. Depois do ataque, foram registados motins e tumultos pela cidade. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar