62% dos brasileiros são contra o desejo de Lula da Silva de se candidatar à reeleição em 2026
Presidente brasileiro já manifestou a sua vontade de continuar no poder.
A maioria dos brasileiros é contra a candidatura de Lula da Silva a um novo mandato presidencial nas eleições do próximo ano, contrariando a verdadeira obsessão do veterano presidente, de 79 anos, em manter-se no cargo. A rejeição ao projeto de reeleição de Lula ficou patente numa nova sondagem do Instituto Quaest sobre o assunto agora divulgada.
Segundo o levantamento do Quaest, 62% dos brasileiros não querem que Lula se candidate à reeleição no próximo ano, maior índice de rejeição constatado desde que o instituto começou a perguntar aos eleitores se concordam ou não com o desejo explícito em continuar no poder. No final de Dezembro de 2024, o percentual dos que não queriam que Lula se recandidatasse era de 52%, ou seja, em pouco mais de três meses, a rejeição a uma nova candidatura aumentou 10 pontos, evidenciando o descontentamento da população com o terceiro mandato de Lula da Silva.
Em julho de 2024, quando o Instituto Quaest fez o primeiro levantamento sobre uma nova candidatura de Lula à presidência, 45% dos entrevistados eram francamente favoráveis, e o índice repetiu-se em dezembro, mas agora caiu para somente 35%. Se os números de abril se mantiverem, as probabilidades de Lula realizar o seu sonho de se reeleger são escassas, embora em sondagens de vários institutos continuem a aparecer como favorito, mas com uma vantagem cada vez menor sobre os potenciais adversários.
O mesmo estudo nacional realizado pelo Quaest também perguntou a opinião dos brasileiros sobre o trabalho de Lula da Silva na gestão do Brasil neste seu terceiro mandato, e o resultado foi igualmente negativo. O trabalho de Lula foi reprovado por 56% dos entrevistados, enquanto 41% o aprovam, uma diferença negativa de significativos 15 pontos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt