page view

Lula provoca onda de indignação ao dizer que nomeou ministra por ser bonita

Jornalistas mulheres que cobrem a atividade política em Brasília foram as primeiras a expressar indignação com a declaração.

13 de março de 2025 às 15:36

O presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou que nomeou a nova ministra da articulação política, Gleisi Hoffmann, que tomou posse segunda-feira, por considerar uma mulher bonita e isso facilitar a aproximação com os líderes do Congresso. Lula fez a declaração numa cerimónia com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, e do Senado, Davi Alcolumbre, esta quarta-feira em Brasília.

“É muito importante ver aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado. Porque uma coisa que quero mudar é estabelecer relações próximas. Por isso, coloquei uma mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais (pasta responsável pela articulação com o Congresso), porque não quero ter mais distância.” Disparou Lula da Silva, sem perceber, ou sem ligar, que estava a menosprezar a sua nova ministra e amiga de décadas, ao avaliá-la meramente como uma mulher bonita.

Jornalistas mulheres que cobrem a atividade política em Brasília foram as primeiras a expressar indignação com a frase de Lula através dos seus meios de Comunicação, e logo o coro de protesto tomou conta do país. Outras profissionais, parlamentares e líderes de entidades manifestaram repúdio pela frase do presidente, que reduziu a sua nova ministra a um corpo, e o erro foi o assunto de quarta-feira e a manchete da imprensa desta quinta.

A assessoria residencial ficou surpreendida, pois está a fazer um esforço para melhorar a imagem de Lula, que atravessa a maior rejeição popular de toda a sua trajetória pública. Até o ministro da Comunicação foi trocado pelo publicitário Sidónio Palmeira, que comandou a campanha que levou o veterano político a vencer Bolsonaro e conquistar o seu terceiro mandato em 2022, mas Lula, de 79 anos, tem disparado com frequência frases, anulando os esforços da sua assessoria para conter o avanço da impopularidade. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8