A fortaleza de Moussaoui

É uma verdadeira fortaleza a prisão de segurança máxima onde Zacarias Moussaoui, o único acusado do 11 de Setembro, vai passar o resto dos seus dias. O conspirador da al-Qaeda foi ontem transferido para o ADX Florence, no estado do Colorado, um presídio isolado e situado numa região montanhosa, onde não terá qualquer contacto com o mundo exterior.

14 de maio de 2006 às 00:00
A fortaleza de Moussaoui Foto: d.r.
Partilhar

Escoltado por forças especiais de segurança, Moussaoui foi ontem transportado num avião a jacto particular desde o centro de detenção da Virgínia para o presídio. Concluída a ‘Operação Con Air’ – em alusão ao filme homónimo protagonizado por Nicolas Cage –, resta a Moussaoui começar a habituar-se à sua nova ‘casa’, onde cumprirá a pena de prisão perpétua a que foi recentemente condenado na sequência do 11/9.

A prisão foi já apelidada de ‘Alcatraz dos Rockies’, combinando a famosa película com aquele conjunto de montanhas da América do Norte.

Pub

Construída em 1994, custou nada menos de 60 milhões de dólares. Está equipada com 1400 portas de aço que funcionam por controlo remoto, detectores de movimento, torres de vigilância e um sem número de outro pormenores de segurança. Tem capacidade para cerca de 400 prisioneiros, fechados em celas pelo menos 23 horas diárias. Cada cela dispõe de um chuveiro com cronómetro, WC com dispositivos de segurança e um sistema de vigilância com vídeo e áudio.

Integrada no Complexo Correcional de Florence, a prisão alberga alguns dos principais terroristas da cena internacional, como Richard Reid (o ‘Bombista dos Sapatos’) ou Omar Abdel-Rahman e Ramzi Yousef, envolvidos na conspiração para o atentado ao WTC, em 1993.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar