A misteriosa nota que Trump recebeu sobre o acordo de paz em Gaza

Trump esteve presente num debate com influencers republicanos antes de receber uma nota do secretário de Estado, Marco Rubio.

09 de outubro de 2025 às 13:00
Partilhar

O presidente norte-americano, Donald Trump, estava a meio de um debate com influencers conservadores sobre o movimento anti-fascista, Antifa, esta quarta-feira, dia 8, quando Marco Rubio, secretário de Estado, o interrompeu com uma notícia ao ouvido e uma nota.

“Acabaram de me passar uma nota do secretário de estado a dizer que estamos muito perto de um acordo no Médio Oriente, e vão precisar de mim rapidamente”, disse Trump. “Por isso só consigo responder a mais umas perguntas”, acrescentou.

Pub

Graças aos fotógrafos presentes, foi possível apurar o que dizia a nota: “Tem de aprovar rapidamente uma publicação no Truth Social para poder anunciar o acordo [de paz em Gaza] primeiro”, de forma a adiantar-se ao governo de Israel e ao Hamas na divulgação do resultado das negociações. 

1 / 3
FOTO: AP
Pedido para Trump aprovar a publicação nas redes sociais a anunciar o acordo
FOTO: AP
Marco Rubio fala ao ouvido de Donald Trump
FOTO: AP
Trump lê a nota do secretário de Estado

E assim foi, poucos minutos depois o presidente fez uma publicação na sua rede social a anunciar que Israel e o Hamas tinham assinado a primeira fase do plano de paz, "TODOS os reféns serão libertados muito em breve e Israel retirará as suas tropas para uma linha acordada”, acrescentou. 

Pub

No comunicado Donald Trump agradeceu também ao Catar, ao Egito e à Turquia pelo seu papel enquanto mediadores. “Este é um GRANDE dia para o mundo árabe e muçulmano, Israel, todas as nações vizinhas e os Estados Unidos da América (...) ABENÇOADOS SEJAM OS ARQUITETOS DA PAZ!”, escreveu.

Já no início do evento, Trump tinha anunciado aos influencers que iria viajar até ao Médio Oriente “no final da semana” e que poderia passar pelo Egito e a Faixa de Gaza, enquanto os negociadores dos EUA finalizavam o acordo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar