“A União Europeia foi quem mais apoiou Kiev”, recordou Ursula von der Leyen

Presidente da Comissão Europeia responde às duras críticas de Zelensky e lembra que já foram disponibilizados mais de 193 mil milhões de euros,

24 de janeiro de 2026 às 01:30
Volodymyr Zelensky e Ursula von der Leyen Foto: Twitter
Partilhar

A presidente da Comissão Europeia fez questão de recordar ao Presidente ucraniano que a União Europeia é o bloco que mais apoiou a Ucrânia desde o início da invasão russa, com um montante superior a 193 mil milhões de euros.

Foi desta forma que Ursula von der Leyen reagiu às duras críticas de Volodymyr Zelensky, que em Davos, na Suíça, acusou a Europa de inação, de estar fragmentada e parecer perdida quando se trata de lidar com o Presidente dos EUA.

Pub

Von der Leyen reconheceu que a UE “nunca igualará o sacrifício do povo ucraniano”, mas sublinhou o compromisso europeu com Kiev. “O que podemos fazer é estar ao lado dos ucranianos e penso que os números [de fundos de apoio à Ucrânia] falam por si, assim como o empenho pessoal de todos nós”, afirmou no final da cimeira extraordinária do Conselho Europeu, em Bruxelas.

A responsável europeia destacou ainda que “as ações valem mais do que as palavras”, lembrando que o Conselho Europeu decidiu acrescentar mais 90 mil milhões de euros ao apoio à Ucrânia nos próximos dois anos.

Também o presidente do Conselho Europeu, António Costa, comentou as declarações do líder ucraniano, defendendo que o foco deve permanecer “na questão principal”, que é apoiar a Ucrânia a alcançar “uma paz justa e duradoura”.

Pub

SAIBA MAIS

Gronelândia - investimento

Ursula von der Leyen prometeu avançar em breve com um “pacote substancial de investimentos” para a Gronelândia, descrevendo a segurança do Ártico como uma “verdadeira necessidade geopolítica”.

Pub

Ajuda - 447 geradores

A UE vai enviar de emergência para a Ucrânia 447 geradores, retirados das suas reservas estratégicas na Polónia, para tentar mitigar os efeitos dos ataques russos contra infraestruturas energéticas. O apoio é avaliado em 3,7 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar