Acidente de viação mata sete pessoas e fere outras 14 no centro de Moçambique

Acidente envolveu um camião e um furgão de transporte de passageiros.

07 de julho de 2021 às 23:55
Maputo, Moçambique Foto: Getty Images
Partilhar

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas na sequência de um acidente de viação ocorrido esta quarta-feira na localidade de Mafambisse, na província de Sofala, no centro de Moçambique, anunciou fonte da polícia.

O acidente envolveu um camião e um furgão de transporte de passageiros, que se terá despistado após perder um dos pneus e embatido contra o veículo pesado, disse Cassimo Ali, agente da polícia de trânsito que estava no local, em declarações à comunicação social.

Pub

No furgão, seguiam 21 pessoas, das quais sete morreram, cinco no local, entre os quais o motorista.

Outras 14 pessoas ficaram feridas e, destas, cinco gravemente, tendo sido levadas ao Hospital Central da Beira, o principal da região.

A polícia avançou que o excesso de velocidade poderá ter sido uma das causas do acidente.

Pub

O acidente de viação de Mafambisse ocorre num momento em que o país continua de luto nacional, decretado após o sinistro que matou, no sábado, 32 pessoas e feriu outras 28 na Estrada Nacional n.º 1, em Maputo, uma tragédia considerada pelas autoridades a pior de sempre em estradas do país.

A tragédia envolveu dois camiões e um autocarro da transportadora Nhancale, que tentou fazer uma ultrapassagem irregular, embateu num dos camiões e capotou.

A situação da sinistralidade rodoviária em Moçambique é apontada por várias organizações não-governamentais como dramática.

Pub

Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente em acidentes de viação em estradas moçambicanas, segundo dados avançados à Lusa, em maio, pela Associação Moçambicana para Vítimas de Acidentes de Viação (Amviro).

Em 2020, o país registou o número mais baixo de fatalidades nas estradas dos últimos 10 anos (855 óbitos), um dado associado às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar