Acusações a Putin e críticas ao regime russo: As reações à morte de Alexei Navalny

Navalny foi uma das vozes mais ativas contra a presidência de Vladimir Putin e dedicou grande parte da sua vida a expor o líder russo.

16 de fevereiro de 2024 às 20:46
Alexei Navalny morreu aos 47 anos Foto: Denis Sinyakov/ Reuters
Partilhar

Lágrimas, choque e revolta. É desta forma que líderes, apoiantes e instituições reagem à morte de Alexei Navalny, de 47 anos. O principal opositor do regime do presidente russo, Vladimir Putin, morreu esta sexta-feira após uma caminhada na prisão de alta segurança onde se encontrava detido, no Ártico. A notícia está a receber atenção de todas as partes do mundo, tendo já surgido diversas questões quanto às circunstâncias da morte do ativista. 

Navalny foi uma das vozes mais ativas contra a presidência de Vladimir Putin e dedicou grande parte da sua vida a expor o líder russo. As primeiras reações atribuem à Rússia a responsabilidade pela morte do ativista.

Pub

Mulher de Navalny: "Putin e os seus amigos não ficarão impunes"

"Não sei se devemos acreditar nas mentiras horríveis que ouvimos. Vladimir Putin e o seu governo mentem constantemente. Mas, se isto for verdade, gostaria de dizer a Putin e aos seus amigos que não ficarão impunes. Putin deve ser responsabilizado por todas as atrocidades que cometeu no país nos últimos anos", disse Yulia Navalny. "Ele enfrentou corajosamente a corrupção, a violência e todo aquilo que o governo de Vladimir Putin fazia. Putin é responsável pela morte de Navalny", afirmou. 

Pub

A mulher de Navalny não conteve a emoção durante o discurso, que foi aplaudido pelos presentes na conferência. 

MNE português acusa presidente russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, responsabilizou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela morte do opositor russo.  

Pub

"Presto homenagem a Alexei Navalny, que resistiu ao regime de Putin e lutou pela democracia na Rússia. Putin utilizou os seus poderes arbitrários para o prender em condições cada vez mais draconianas e é responsável pela sua morte. As minhas condolências à sua família e ao povo russo", lê-se numa publicação partilhada pelo ministro na rede social X (anterior Twitter). 

Zelensky acusa Putin da morte do ativista

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou "óbvio" que Alexei Navalny tenha sido morto por Vladimir Putin.

Pub

Segundo a agência Reuters, o líder ucraniano disse que o presidente russo não se importa com quem morre, desde que a sua posição à frente do Estado esteja segura. 

ONU apela a investigação "transparente"

NATO pede respostas à Rússia 

Pub

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que está "profundamente triste e perturbado" com a notícia da morte do opositor russo Alexei Navalny, mas que é necessário apurar todos os factos.

"Precisamos de apurar todos os factos e a Rússia precisa de responder a todas as questões sérias sobre as circunstâncias da morte de Alexei Navalny", Jens disse Stoltenberg, citado pela agência Reuters. 

EUA responsabilizam Rússia

Pub

"Esta morte numa prisão russa e a fixação e o medo de um homem apenas sublinham a fraqueza e a corrupção em torno do regime que Putin construiu. A Rússia é responsável por esta situação", declarou Blinken. 

Joe Biden culpa "Putin e os seus capangas" 

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que não tem dúvidas de que a morte de Alexei Navalny  tenha sido "provocada por Putin e pelos seus capangas" e que apesar de estar "indignado, não está surpreendido com a notícia".

Pub

"Ele enfrentou corajosamente a corrupção, a violência e todo aquilo que o governo de Vladimir Putin fazia. Putin é responsável pela morte de Navalny", afirmou. 

Presidente do Parlamento Europeu diz que "mundo perdeu um lutador"

União Europeia diz que Navalny foi "assassinado lentamente" pelo regime de Putin

Pub

"Alexei Navalny foi assassinado lentamente pelo Presidente Putin e pelo seu regime, que nada mais temem do que a dissidência do seu próprio povo. Não nos pouparemos a esforços para responsabilizar os dirigentes políticos e as autoridades russas", referiu Josep Borrell, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros

Presidente da Letónia diz que notícia prova "verdadeira natureza do atual regime da Rússia"

Presidente da Duma culpa NATO, EUA e Ucrânia pela morte de opositor de Putin

Pub

O presidente da câmara baixa do Parlamento russo [Duma], Vyacheslav Volodin, culpou os líderes da NATO, Estados Unidos, Ucrânia, Reino Unido e Alemanha pela morte do opositor Alexei Navalny.

"Os seus nomes são bem conhecidos: do secretário-geral da NATO [Jens Stoltenberg] e dos líderes americanos ao [alemão Olaf] Scholz, ao [britânico] Rishi Sunak e ao [ucraniano] Volodymyr Zelensky, todos são culpados pela morte de Navalny", declarou Volodin no Telegram.

"São eles, com suas muitas decisões fracassadas (...) que beneficiam com a sua morte", escreveu o presidente da Duma, sem explicar esta acusação, mas reiterando a mensagem de que o Ocidente quer "destruir a Rússia".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar