Aeroporto de Vilnius suspende operações devido a balões meteorológicos
Vários voos tiveram de ser cancelados.
O aeroporto de Vilnius, capital da Lituânia, suspendeu temporariamente as operações este domingo devido ao que pareciam ser balões meteorológicos no espaço aéreo do país báltico, obrigando ao cancelamento de vários voos.
De acordo com um comunicado do aeroporto de Vilnius, os movimentos de aeronaves foram suspensos entre as 16h09 e as 23h00 locais, uma decisão "influenciada por sinais de navegação característicos de balões que se movem" na direção da infraestrutura aeroportuária.
"Os passageiros cujos voos foram cancelados ou afetados por restrições são aconselhados a contactar diretamente as suas companhias aéreas para obter informações mais detalhadas", referiu o comunicado do aeroporto da capital lituana.
A paragem temporária das atividades no Aeroporto de Vilnius tornou-se um acontecimento recorrente nas últimas semanas.
No final de outubro, o Presidente lituano, Gitanas Nauseda, afirmou que a presença constante de balões meteorológicos no espaço aéreo do país, geralmente utilizados pelos contrabandistas da Bielorrússia, constituía uma "ameaça híbrida".
Em outubro, devido às repetidas interrupções das atividades dos principais aeroportos da Lituânia, Vilnius e Kaunas, o país báltico decidiu encerrar a sua fronteira com a Bielorrússia.
A 19 de novembro, o Governo lituano decidiu reabrir as passagens fronteiriças que tinham sido encerradas a 29 de outubro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt