Alimentação à base de batatas fritas deixa adolescente cego
Foi diagnosticado com deficiência de vitaminas e desnutrição.
Um adolescente de 17 anos no Reino Unido, que se alimentou toda a vida de batatas fritas e pão, está agora cego devido a deficiência de vitaminas e à sua desnutrição.
O adolescente, cujo nome não é revelado, consultou o seu médico aos 14 anos porque se sentia doente e cansado. Nesse momento foi diagnosticado com deficiência de vitamina B12 e recebeu suplementos. No entanto, não seguiu o tratamento e não melhorou a alimentação.
Segundo a revista Annals of Internal Medicine, três anos depois, o rapaz foi levado ao Bristol Eye Hospital devido a uma perda progressiva da visão.
Denize Atan, a médica que o tratou no hospital, disse à BBC: "A sua dieta era essencialmente uma porção de batatas fritas. Costumava também lanchar Pringles e às vezes fatias de pão branco, salgados e fatias de presunto. Frutas e vegetais, nem por isso".
"Ele explicou isso como uma repulsa a certas texturas de comida que não conseguia tolerar, portanto batatas fritas eram a única coisa que ele queria e achava que podia comer", concluiu a médica.
A médica revelou ainda que o adolescente "tinha pontos cegos no meio da visão", o que significa que "não pode conduzir e teria muita dificuldade em ler, assistir televisão e distinguir rostos".
Os médicos descobriram que o adolescente não estava acima nem abaixo do peso, mas que estava gravemente desnutrido devido ao distúrbio alimentar. Recebeu suplementos vitamínicos, começou a consultar uma nutricionista e uma equipa de saúde mental especializada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt