Angola: Comboio volta a circular após 27 anos

Uma viagem experimental de comboio entre o Cubal, na província angolana de Benguela, e a província do Huambo, numa extensão de 270 quilómetros, foi realizada no domingo, prevendo-se a inauguração do troço dentro de dois meses.

13 de junho de 2011 às 14:14
Angola, Comboio, Ministério dos Transportes de Angola, Luís Paulo, Augusto da Silva Tomás Foto: D.R
Partilhar

Segundo o porta-voz do Ministério dos Transportes de Angola, Luís Paulo, disse que esta primeira viagem, depois de 27 anos de paralisação, se enquadra no programa de reabilitação, modernização e expansão do Caminho-de-Ferro de Benguela, cuja finalização deverá acontecer em 2012. 

Segundo Luís Paulo, o ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, que se encontra em Benguela desde sexta-feira, realizou a viagem do município do Cubal ao Huambo, para inspeccionar as obras de reparação do referido troço. 

Pub

Na chegada ao Huambo, Augusto da Silva Tomás apontou a necessidade de tudo ser feito para que dentro de dois meses, "o mais tardar", o comboio volte a apitar naquela província do planalto central de Angola "de forma definitiva", para que em Setembro possa chegar à província do Bié. 

De acordo com o governante angolano, "as obras foram acompanhadas pela fiscalização, seguiram as regras estabelecidas internacionalmente e os prazos cumpridos na medida do possível". "Chegou o momento do povo angolano, em particular o das províncias do Huambo, Bié e Moxico, voltar a sorrir como no passado", disse o ministro. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar