Angola e Ruanda assinam acordo para impulsionar frequência ilimitada de voos

Memorando de entendimento tem em vista a eliminação de barreiras aéreas.

09 de outubro de 2024 às 15:06
Aeroporto Internacional de Angola Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko
Partilhar

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de Angola assinou, esta quinta-feira, um memorando de entendimento com a sua congénere do Ruanda para eliminação de barreiras aéreas e impulsionar a frequência de voos de passageiros e de carga.

O memorando para a viabilização do Acordo de Serviços Aéreos (ASA) permite que companhias aéreas dos dois países operem serviços semanais ilimitados de passageiros e de carga em cada direção nas respetivas rotas com qualquer tipo de aeronave.

Pub

Em comunicado, a ANAC refere que as partes reconhecem a importância do setor dos transportes aéreos e a sua contribuição para o desenvolvimento económico e social de ambos os países, podendo também exercer direitos de tráfego de quinta liberdade - direito de transportar passageiros e carga entre o território do outro Estado contratante e o território de um terceiro Estado -- em pontos intra-africanos sem quaisquer restrições.

Neste memorando, assinado pela presidente do conselho de administração da ANAC, Amélia Kuvíngua, e pelo embaixador do Ruanda em Luanda, Charles Rudakabana, entra em vigor imediatamente, tendo os signatários concordado igualmente que as companhias aéreas podem operar serviços aéreos não regulares entre os respetivos territórios.

Companhias aéreas de Angola e do Ruanda podem ainda celebrar acordos de cooperação comercial, como a partilha de códigos ou outros acordos comerciais, refere-se no comunicado.

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar