António Guterres alerta para "êxodo bíblico" provocado pelas alterações climáticas
Presidente da ONU lembrou a importância de defender os direitos dos refugiados climáticos.
O Presidente da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para a importância de evitar um êxodo sem precedentes, ao reverter a crise climática.
"Algumas comunidades e países inteiros podem desaparecer para sempre. Podemos assistir a um êxodo populacional a uma escala bíblica", disse Guterres, no conselho de segurança da ONU, citado pelo "The Guardian".
Esta terça-feira, Guterres avisou que o aumento do nível médio das águas do mar é um "corrente de problemas" para quase mil milhões de pessoas.
"Mesmo que o aquecimento global não ultrapasse, milagrosamente, os 1.5ºC , teríamos um aumento considerável do nível médio das águas do mar", acrescentou António Guterres.
O português também avisou da possibilidade deste flagelo aumentar a competição "por água, território e outros recursos".
Ainda na reunião com o conselho de segurança da ONU, o presidente recordou a urgência em diminuir as emissões de carbono e em criar leis que protejam os refugiados climáticos. "Os direitos das pessoas não desaparecem porque ficam sem casa", rematou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt