Apagão gigante deixa milhões sem luz na Argentina e países vizinhos
Problema afetou a totalidade da Argentina e do Uruguai e partes do Paraguai e do Chile.
Um apagão massivo e inédito deixou este domingo às escuras durante várias horas todo o território da Argentina e do Uruguai e partes do Paraguai e do Chile, afetando mais de 50 milhões de pessoas. As causas do corte de energia não eram conhecidas.
O corte no abastecimento de energia ocorreu às 07h07 da manhã (11h07 em Lisboa) e foi, aparentemente, causado pelo colapso do Sistema Argentino de Interconexão por razões ainda desconhecidas.
O apagão causou o caos nas regiões afetadas, principalmente nas grandes cidades como Buenos Aires, com os comboios e o metro paralisados e grande confusão no trânsito devido à falta de semáforos. Havia ainda relatos de cortes no abastecimento de água em várias regiões e algumas províncias argentinas que este domingo realizavam eleições locais foram obrigadas a adiar a abertura das urnas.
Não foram imediatamente reportados os efeitos nos hospitais e outras instalações cruciais, mas muitos destes edifícios possuem geradores próprios, o que terá ajudado a mitigar as consequências do apagão.
Ao final da tarde deste domingo as autoridades argentinas já tinham conseguido restabelecer o fornecimento de energia a cerca de 75 mil pessoas na região de Buenos Aires, mas a situação deveria levar ainda "algumas horas" a regressar à normalidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt