Israel exige que o Hamas "cumpra a sua parte do acordo" e devolva todos os corpos dos reféns
"Isto representa uma violação flagrante do acordo por parte do Hamas", afirma o Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos.
O Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos afirmou esta segunda-feira que foram informados de que apenas quatro dos 28 reféns mortos mantidos em Gaza serão devolvidos a Israel ainda esta segunda-feira.
"Isto representa uma violação flagrante do acordo por parte do Hamas", afirma o grupo em comunicado, citado pela estação televisiva britânica BBC.
"Os mediadores devem fazer cumprir os termos de acordo e garantir que o Hamas pague um preço por esta violação", acrescenta, instando o governo israelita a tomar "medidas imediatas para corrigir esta injustiça".
Segundo o meio de comunicação israelita, Jerusalem Post, o Hamas revelou os nomes dos reféns em questão. Os corpos de Guy Illouz, Yossi Sharabi, Bipin Joshi e Daniel Peretz serão devolvidos a Israel.
As forças israelitas informaram a família de Guy Illouz da sua morte 56 dias depois dos ataques de 7 de outubro de 2023. Yossi Sharabi foi morto durante a queda de um edifício na sequência de um ataque israelita. Os familiares de Daniel Peretz foram informados da sua morte em março de 2024 e a morte de Bipin Joshi é a única sobre a qual não se sabem detalhes.
O porta-voz das forças de defesa israelitas, Effie Defrin, exigiu que o Hamas "cumpra a sua parte do acordo" e devolva os restos mortais de todos os reféns em Gaza. "Não descansaremos até que todos retornem às suas famílias e sejam enterrados em Israel", afirmou.
"Fomos informados de que ainda hoje, cerca de quatro reféns mortos são devolvidos. A esta hora estão a ser feitos esforços para exercer pressão na continuação do processo de devolução dos corpos [dos reféns]", disse.
Segundo uma cópia do acordo de paz publicada pelos meios de comunicação israelitas, todos os restos mortais dos reféns mantidos no enclave deveriam ter sido devolvidos a Israel até às 12h00 hora local, 10h00 em Lisboa, desta segunda-feira. Contudo, Israel reconhece que o Hamas poderá não conseguir localizar todos os restos mortais dentro desse prazo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt