Argentino cria dispositivo com inteligência artificial capaz de atacar colunas quando tocam reggaeton

Roni Bandini treinou um modelo de inteligência artificial para reconhecer o estilo de música latina.

07 de março de 2024 às 16:35
Dispositivo com inteligência artificial é capaz de atacar colunas quando tocam reggaeton Foto: X
Partilhar

Cansado de ouvir reggaeton nas colunas de um vizinho, um cidadão argentino criou um dispositivo com inteligência artificial capaz de reconhecer o estilo de música latina e de as atacar, relatou o jornal espanhol El País. 

O aparelho chama-se Reggaeton Be Gone e é inspirado no antigo TV-B-Gone, usado há 20 anos para desligar altifalantes e televisões em bares e restaurantes. Primeiramente, Roni Bandini treinou um modelo de inteligência artificial para reconhecer o estilo musical. Com um computador Linux, verifica os sinais Bluetooth e envia múltiplas solicitações para desconectar ou deteriorar a qualidade do som da coluna. "Para a máquina funcionar, o volume do reggaeton do vizinho tem de ser alto o suficiente", explicou Roni Bandini.

Pub

Depois de tornar pública a invenção nas redes sociais, Roni está a ser comparado aos futebolistas Lionel Messi e Diego Maradona na Argentina. Para outras pessoas, é "um herói" e "merecedor do Prémio Nobel da Paz". Contudo, o mecanismo gera dúvidas do ponto de vista ético e regulatório. "Entendo que interferir nos altifalantes de um vizinho pode ser ilegal. Por outro lado, ouvir reggaeton todos os dias às nove da manhã deveria ser definitivamente ilegal", argumentou Roni.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar