Arqueólogos dizem ter encontrado o túmulo de São Nicolau, o santo que inspirou o Pai Natal

Sarcófago foi descoberto em Igreja construída em homenagem ao bispo do século IV.

12 de dezembro de 2024 às 15:55
Arqueólogos dizem ter encontrado o túmulo de São Nicolau Foto: X (antigo Twitter)
Partilhar

Uma equipa de arqueólogos diz ter descoberto o túmulo de São Nicolau - o santo que inspirou o Pai Natal - na Turquia, avançaram os jornais turcos Daily Turkic e Türkiye Today.

O sarcófago foi encontrado a quase dois metros de profundidade, no anexo de dois andares das ruínas da antiga Igreja de São Nicolau, em Antalya, que foi construída em sua homenagem.

Pub

Naquele local, onde há muito se suspeita que São Nicolau tenha sido enterrado e que ficou submerso pela subida do nível do mar durante a Idade Média, as escavações já decorrem desde 1989.

Os investigadores estão agora à procura de uma inscrição no sarcófago que possa confirmar a identidade do falecido e a data da morte.

São Nicolau foi bispo de Myra, atual província turca de Antalya, no século IV (época do Império Romano) e foi sepultado na Igreja em que conduzia o seu ministério.

Pub

A figura do Pai Natal baseia-se em histórias sobre este santo, de quem se diz que entregava ouro, em segredo, aos mais necessitados. Reza a lenda que terá ressuscitado três crianças que tinham sido mortas. É o santo padroeiro das crianças, dos comerciantes e dos ladrões arrependidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar