"Assassino de cidades" YR4: asteroide poderá colidir com a Lua em 2032 e atingir rede de satélites
Impacto poderá provocar um caos global.
Foi detetado em 2024 e, se inicialmente se pensava que estava em rota de colisão com a Terra, existem dados que indicam que o asteroide "assassino de cidades" YR4, como é conhecido, poderá ter-se desviado para a Lua. Segundo as últimas estimativas do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA, citadas pelo Mirror, a probabilidade do YR4 colidir com a Lua em 2032 é de 4,3%.
O "assassino de cidades" YR4 tem uma magnitude aproximada de um edifício de 10 andares.
Caso isso venha mesmo a acontecer, conforme os especialistas, as repercussões assemelhar-se-iam às de uma explosão nuclear, podendo despoletar uma chuva de meteoros com potência suficiente para pôr em risco as redes de satélites.
“Não estamos preocupados com o facto de atingir o solo, porque seria tão pequeno que a nossa atmosfera o absorveria; o que nos preocupa é que possa atingir todos os satélites que temos à nossa volta e isso causaria um problema. Poderá haver uma consequência enorme em relação ao facto de eles partirem-se e criarem o seu próprio anel de detritos. Não devemos pensar apenas na Terra em termos de segurança, temos de pensar também na Lua", disseram os especialistas à Sky News Austrália.
Segundo o Mirror, o impacto do asteroide com a Lua poderá arrastar toneladas de detritos para a atmosfera e atingir os satélites, provocando um caos global - desde a navegação, mercados financeiros e operações militares.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt