Assembleia-geral da ONU apoia por larga maioria Estado Palestiniano sem Hamas. Israel e outros nove países votaram contra
Documento foi aprovado com 142 votos a favor, incluindo o de Portugal, e 10 contra, num grupo de países que integra Israel, EUA, Argentina e Hungria.
A Assembleia-geral da ONU adotou esta sexta-feira por larga maioria a "Declaração de Nova Iorque", que visa fortalecer a solução de dois Estados, com Israel e Palestina lado a lado e excluindo o grupo extremista Hamas.
O texto, preparado por França e Arábia Saudita, foi aprovado com 142 votos a favor, incluindo Portugal, e 10 contra, num pequeno grupo de países que integra Israel, Estados Unidos, Argentina e Hungria. Doze outros estados abstiveram-se.
A declaração, já previamente aprovada em julho durante uma reunião sem a presença de representantes israelitas ou norte-americanos, defende medidas "tangíveis e irreversíveis" no sentido de uma solução política, com ações concretas o mais breve possível para alcançar um Estado palestiniano "independente, soberano, economicamente viável e democrático".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt