Astúrias é a primeira comunidade espanhola estar "livre" do novo coronavírus
Principado não regista novos casos de infecção há 14 dias consecutivos.
Com zero novos casos de infecção pelo novo coronavírus há 14 dias consecutivos, as Astúrias são a primeira comunidade espanhola a estar "livre" do novo coronavírus. É a primeira região espanhola a ultrapassar um período inteiro de incubação do coronavírus (14 dias) sem novos casos de transmissão. No entanto, alerta o El País, a estabilidade pode ser ameaçada pela mobilidade de pessoas verificada na comunidade durante o verão.
Ainda que a comunidade respire de alívio, os especialistas alertam que a ‘meta0 de confiança da eliminação de transmissão do novo coronavírus deve ser 28 dias consecutivos sem novos casos de Covid-19.
No Hospital Universitário central das Astúrias são feitos 800 testes todos os dias. "Estamos a trabalhar na mesma rotina, para detetarmos todo e qualquer caso, e nem nos apercebemos que ultrapassámos as duas semanas!", revela o director-geral de Saúde Pública do principado das Astúrias, Rafael Cofinño ao El País. "A incidência foi sempre baixa, se excluirmos os picos relacionados com os surtos. Se olharmos para o gráfico total, verificamos que sempre que se regista um pico, eram realizados testes em toda a comunidade. A ideia agora é mantermo-nos atentos e vigilantes", finaliza o responsável.
O Ministério da Saúde espanhol mantém também a cautela. "Depois de todo o esforço que fizemos, não podemos baixar a guarda", afirmou Blanca Aranda, chefe do gabinete do Ministério da Saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt