Ataque de "spyware mercenário" em iPhones coloca 92 países em alerta
Apple irá notificar todos os utilizadores vítimas do cibercrime.
A Apple alertou, esta quinta-feira, que utilizadores de iPhone na Índia e em outros 91 países podem ter sido vítimas de um "ataque de spyware mercenário", indica a Reuters.
De acordo com uma nota enviada à agência e às alegadas vítimas do ataque informático, os invasores avançaram com tentativas de "comprometer remotamente o iPhone".
A Apple deixou uma nota na página oficial com orientações para auxílio dos utilizadores que possam ter sido alvo do ataque, explicando o objetivo das notificações de aviso de ciberataques.
"Estes ataques mercenários são muito mais complexos do que a atividade cibercriminosa normal e o malware de consumo", explicou a marca, destacando que o spyware mercenário exige "recursos excecionais" para chegar aos aparelhos de pequenos grupos específicos."Os ataques de spyware mercenário custam milhões de dólares e muitas vezes têm uma vida útil curta, tornando-os muito mais difíceis de detetar e prevenir", acrescentou. A Apple informa ainda que irá entrar em contacto com todos os utilizadores que tenham sido vítimas do ataque, através do email e números associados ao ID.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt