Ataque informático atingiu 150 países
Europol avisa que vírus ‘WannaCry’ pode voltar a propagar-se já a partir de hoje, quando milhões de pessoas regressarem ao trabalho.
Ogigantesco ciberataque informático que na sexta-feira paralisou milhares de empresas, hospitais e escolas em todo o mundo foi temporariamente contido durante o fim de semana, mas o vírus ameaça voltar a propagar-se a partir de hoje, quando milhões de pessoas voltarem ao trabalho, principalmente na Ásia.
"O alcance global deste ataque não tem precedentes", disse ontem o diretor da Europol, Rob Wainright, adiantando que o vírus ‘WannaCry’ infetou, desde sexta-feira, mais de 200 mil computadores em 150 países, incluindo Portugal.
O vírus, que explora uma vulnerabilidade do sistema operativo Windows para infetar computadores não protegidos, bloqueia completamente o acesso aos ficheiros e exige o pagamento de um resgate de cerca de 275 euros em ‘bitcoins’.
A ameaça foi contida por acaso quando um perito em segurança informática descobriu que o vírus procurava um domínio de internet não registado. O perito, identificado como ‘MalwareTech’, comprou esse domínio e constatou que, ao ativá-lo, o vírus deixava de se propagar.
A Europol teme, no entanto, que o regresso, hoje, de milhões de pessoas ao trabalho, principalmente na Ásia, que foi relativamente poupada na sexta-feira por causa da diferença horária, possa voltar a agravar a propagação do vírus.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt