França lança "ataque massivo" ao ISIS
Caças franceses visaram centros de treino e depósito de armas.
A aviação francesa lançou na madrugada desta segunda-feira um "ataque massivo" contra posições do Estado Islâmico na cidade síria de Raqqa, no mesmo dia em que o presidente François Hollande voltou a dizer que a França "está em guerra contra o terrorismo" e não descansará enquanto o ISIS não for destruído.
Pelo menos 10 caças franceses participaram no ataque contra o bastião do ISIS, tendo lançado 20 a 30 bombas contra vários alvos, incluindo dois centros de treino de terroristas e um depósito de armas. Observadores no terreno disseram, porém, que o ataque parece não ter causado vítimas e o próprio ISIS garantiu, no Twitter, que as bombas atingiram apenas "locais vazios".
Horas mais tarde, no entanto, um bombardeamento da coligação liderada pelos EUA destruiu 116 camiões-cisterna do ISIS carregados de petróleo, num duro golpe para as finanças do grupo.
Em Paris, Hollande prometeu uma guerra sem quartel aos jihadistas responsáveis pelos ataques de Paris e prometeu que a ofensiva aérea será intensificada nos próximos dias, após a chegada do porta-aviões ‘Charles de Gaulle’ à região.
Entretanto, num novo vídeo publicado na internet, o ISIS ameaçou atacar "todos os países que fazem parte da campanha dos cruzados" e dirigiu-se particularmente aos EUA, prometendo "atingir o coração de Washington tal com atingimos o coração de Paris".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt