Terroristas planeavam novos ataques. Notícia em atualização permanente.
Terror em Paris
Notícia em atualização permanente desde sexta-feira (13/11/2015) - Siga aqui os últimos desenvolvimentos do terror em França.
Veja o ataque ao restaurante Casa Nostra
Pelo menos 129 pessoas morreram, entre as quais dois portugueses – há duas vítimas ainda por confirmar –, e 350 ficaram feridas, das quais 42 ainda estão em estado grave, esta sexta-feira em vários ataques a tiro e de bombistas-suicidas em Paris. Outros quatro portugueses sofreram ferimentos e um está desaparecido: Julien Ribeiro. Um dos terroristas envolvidos era filho da portuguesa Lúcia Moreira Fernandes, de 54 anos.
Jihadistas lusos em vídeo de propaganda
Além das trocas de tiros, foram ainda registadas várias explosões perto do Estádio de França, onde decorreu o jogo particular França-Alemanha. Centenas de pessoas foram feitas reféns na sala de espetáculos Bataclan, tomada de assalto depois pelas forças especiais francesas. O presidente Hollande declarou o estado de emergência no país e afirmou que o terror foi levado a cabo pelo Estado Islâmico. Além dos civis, morreram quatro polícias e sete terroristas, sendo que pelo menos um estará em fuga. No total, foram registados sete ataques terroristas em várias zonas da capital francesa. Leia aqui a história de Margarida de Sousa, a portuguesa que salvou mais de 30 pessoas.
19/11/2015 - quinta-feira - 01h03 - A Rússia bombardeou na quarta-feira camiões cisterna pertencentes ao Daesh que transportavam petróleo em território sírio, anunciou fonte militar em Moscovo. "Hoje, a decisão da aviação russa foi 'caçar' camiões cisterna que transportam petróleo e que pertencem aos terroristas nas zonas controladas pelo Estado Islâmico", disse Andrei Kartapolov, uma alta patente militar da Rússia citada pelas agências noticiosas de Moscovo. O tráfico de petróleo do norte do Iraque foi apontado pelo Presidente russo, Vladimir Putin, como uma das formas de financiamento dos extremistas islâmicos que proclamaram um califado em 2014.
----------
Estádio do Wembley canta o hino francês
23h49 - Foram reveladas as primeiras imagens captadas dentro do restaurante La Casa Nostra, um dos alvos do massacre de Paris. Nas imagens é possível ver Salah Abdeslam, o terrorista que continua em fuga e que é neste momento o homem mais procurado na Europa. Após o ataque, o terrorista fugiu num Seat preto.
Veja o ataque ao restaurante Casa Nostra
21h10 - A aviação iraquiana lançou esta quarta-feira milhares de folhetos sobre a cidade de Mossul, no norte do Iraque, para avisar os residentes de que as tropas de Bagdade vão lançar uma ofensiva contra as posições do Daesh na região.
21h00 - Um dia antes dos atentados de Paris, o Estado Islâmico divulgou um vídeo (ver em baixo) de propaganda filmado na Síria que a revista 'Sábado' teve acesso. Nas imagens, os irmãos jihadistas portugueses Celso e Edgar da Costa surgem em grande destaque, criticando o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e enaltecendo o Estado Islâmico.
Jihadistas lusos em vídeo de propaganda
20h45 - O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se, em breve, a Paris para contactos presenciais com quem viveu de perto os atentados terroristas da passada sexta-feira, que fizeram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.
20h29- Um professor judeu foi esta quarta-feira esfaqueado por três pessoas que se declararam apoiantes od Estado Islâmico. A vítima não corre perigo de vida.
19h53 -
19h42 - O Presidente norte-americano, Barack Obama, reiterou esta quarta-feira que mantém o plano de acolher 10 mil refugiados sírios nos Estados Unidos durante 2016, apesar dos ataques da passada sexta-feira em Paris. "Vamos acolher pelo menos 10 mil pessoas que escaparam da violência na Síria durante o próximo ano", indicou Obama na sua conta oficial na rede social Twitter, referindo que estas pessoas serão submetidas a exigentes procedimentos de segurança.
Veja o momento da detenção dos suspeitos na operação antiterrorista
19h24- Um mapa das operações militares russas na Síria, apresentado durante uma reportagem da televisão pública russa, sugere a presença de unidades de artilharia na província de Homs, mas o Kremlin nega a implantação de tropas terrestres no território
19h11- A aviação russa recebeu ordens para atingir os camiões-cisterna que transportam produtos petrolíferos nas zonas controladas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), informou hoje o general Andrei Kartapolov, chefe das operações militares russas na Síria.
Veja ataque ao Bataclan em 3D
19h10 - A Liga espanhola de futebol (LFP) informou esta quarta-feira que haverá um minuto de silêncio antes de todos os jogos da 12.ª jornada do campeonato espanhol, em memória das vítimas dos atentados de Paris.
18h51- O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Lisboa alertou esta quarta-feira que nenhum país está verdadeiramente seguro, e defendeu a necessidade de parcerias alargadas para combater ataques como os de Paris, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
18h10 - O procurador parisiense confirma que o grupo de Saint-Denis planeava novos ataques e que tinha na sua posse um "arsenal de guerra". Esta ação perto de Paris tinha como alvo o cérebro dos atentados de sexta-feira, sendo que durante a operação pelo menos dois terroristas morreram, cinco polícias ficaram feridos e há registo de oito detidos. O procurador diz que os terroristas Abaaoud, o "cérebro", e Abdeslam, que estará em fuga, não estão entre os detidos, mas também não confirma a sua morte, sendo que os corpos ainda vão ser analisados. O procurador confirmou que o telemóvel encontrado perto do Bataclan continha uma mensagem do "comandante" dos ataques. Durante a operação em Saint-Denis foram disparadas mais de cinco mil balas.
Veja as imagens dos quartos dos terroristas
18h05 - Abdelhamid Abaaoud, o "cérebro" dos atentados em Paris terá sido abatido, de acordo com os serviços secretos europeus, avança o The Washington Post. O terrorista de nacionalidade belga terá sido morto durante a operação policial em Saint-Denis. Porém, as autoridades francesas ainda não confirmaram esta informação.
16h36- O grupo extremista Estado Islâmico anunciou esta quarta-feira ter executado dois reféns, um chinês e um norueguês, dois meses depois de ter pedido resgate para a libertação de ambos. A revista de língua inglesa do grupo 'jihadista', Dabiq Magazine, publicou fotos de dois cadáveres ensanguentados que pareciam ser do refém chinês Fan Jinghui e do norueguês Ole-Johan Grimsgaard-Oftsad. Os corpos foram fotografados ao lado de fotos dos reféns vendados, aparentemente tiradas pouco antes da sua execução.
16h32 - O PSD anunciou esta quarta-feira que irá requerer com caráter de urgência uma audição parlamentar com o ministro da Defesa, após a França ter ativado a cláusula europeia de defesa comum na sequência dos ataques de Paris.
16h30- O organismo policial internacional Interpol estima que as forças de segurança apenas têm identificados 5.600 dos 25 mil combatentes terroristas em todo o mundo, ou seja um em cada cinco.
16h23 - Os habitantes de Molenbeek organizaram esta quarta-feira uma vigília pela paz em memória das vítimas dos atentados de Paris, também para contrariar a "má fama" desta comuna bruxelense, mas os participantes só acediam à praça comunal após revistados pela polícia.
16h12- Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar e fez um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados de sexta-feira em Paris, no qual se condena em "absoluto" o "horror" dos atos praticados.
Polícia francesa usa machado para entrar em igreja
16h08 - Falso alarme levou a que a Praça de Cuzco, em Madrid, Espanha, fosse evacuada. No local tinha sido encontrada uma mala suspeita.
15h59- O site 'L'Express' avança que a mulher que se fez explodir esta quarta-feira durante o cerco em Saint Denis é prima de Abdelhamid Abaaoud. Na manhã desta quarta-feira já outros órgãos de comunicação social franceses tinham afirmado que a mulher-bomba era noiva do suspeito.
15h15 - Encontrado um veículo suspeito perto da base naval de Toulon. De acordo com as autoridades, o veículo vai ser detonado e a área já está isolada.15h07 - A revista do Estado Islâmico divulgou a fotografia de uma bomba que dizem ser a utilizada para explodir o avião russo.
Bomba alegadamente utilizada pelo Estado Islâmico para explodir o avião russo
15h03 - Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser o cérebro dos atentados em Paris, pode estar em Espanha. França pede que as autoridades espanholas estejam atentas a uma carro Citroen, no qual pode estar o suspeito.
14h40- A polícia espanhola alertou, na terça-feira, para a hipótese de o fugitivo Salah Abdeslam ter passado a fronteira entre França e Espanha ao volante de um Citroen Xsara, avança o site El Español.
#ParisAttacks suspect Salah Abdeslam could be on run in Citroen Xsara car https://t.co/wDqtjimtfn pic.twitter.com/s3yRCd8SvP
Centenas cantam hino francês durante evacuação
Vídeo mostra momento do massacre no Bataclan
Massacre em Paris visto pelas redes sociais
Horror dentro do Bataclan
Noite de massacre em Paris
Momento em que tiros acabam com concerto
Veja tiroteio junto ao Bataclan
Confirmado ataque terrorista a avião russo
Divulgada foto de suspeito português
Estádio evacuado em Hanover
Veja o início da operação em Saint-Denis
Hollande pede aos franceses que "não cedam ao medo"
Atentados: pai e filho têm conversa comovente
França está em guerra
1 / 14
1 / 14
1 / 9
1 / 51
1 / 7
1 / 16
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.