Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Abdelhamid Abaaoud: o cérebro da matança

Jihadista belga ordenou vários ataques na Europa.
Ricardo Ramos 17 de Novembro de 2015 às 08:55
Jihadista belga de 28 anos ordenou ataques em Paris
Jihadista belga de 28 anos ordenou ataques em Paris FOTO: Reuters
É um dos homens mais procurados da Europa mas gaba-se de entrar e sair da Bélgica a seu bel-prazer. Com apenas 28 anos, Abdelhamid Abaaoud é um dos principais rostos da propaganda do ISIS nas redes sociais e o responsável por vários ataques contra alvos europeus, incluindo o recente ataque a um comboio de alta velocidade francês. Segundo a polícia francesa, foi ele o cérebro dos ataques de Paris.

Uma das primeiras vezes que o Mundo viu Abaaoud foi em março de 2014. Sorridente, acenava para a câmara ao volante de um camião carregado de cadáveres na Síria.

Nascido na Bélgica, filho de imigrantes marroquinos, começou no pequeno crime – esteve preso com Salah Abdeslam – antes de se virar para a religião. Radicalizou-se ao ponto de ter convencido o irmão, de 13 anos, a juntar-se a ele na Síria. Subiu nas fileiras do ISIS e tornou-se um dos principais comandantes operacionais.

Segundo várias fontes, vive obcecado com a ideia de atacar a Europa. Além do ataque falhado ao comboio Thalys, esteve ligado ao atentado no Museu Judaico de Bruxelas, à célula desmantelada em Vérviers (Bélgica) dias após o ataque ao ‘Charlie Hebdo’ e ao ataque falhado contra uma igreja em Villejuif (França). Em agosto, um jihadista francês capturado ao regressar da Síria confessou trazer instruções de Abaaoud para atacar uma sala de concertos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)