Atentado suicida na Turquia provoca 13 feridos
Explosão ocorreu na cidade de Bursa.
Pelo menos dez pessoas ficaram esta quarta-feira feridas na sequência de um atentado por uma bombista suicida num local turístico na cidade de Bursa, noroeste da Turquia, indicou fonte oficial.
"Trata-se de um atentado suicida", indicou às agências noticiosas, sob anonimato, um responsável dos serviços de segurança.
A explosão ocorreu junto à grande mesquita Ulucami, importante símbolo desta cidade, segundo a cadeia televisiva CNN-Turk, que citou a polícia.
As primeiras informações indicam que o ataque foi perpetrado por uma mulher de 25 anos.
País em estado de alerta há vários meses
A Turquia permanece há vários meses em estado de alerta devido a uma sucessão de ataques relacionados com o conflito curdo ou atribuídos ao grupo 'jihadista' Daesh.
Em fevereiro e março, dois atentados com viatura armadilhada provocaram cerca ade 60 mortos no centro de Ancara, a capital turca. Foram reivindicados pelos Falcões da liberdade do Curdistão (TAK), um grupo radical e dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 desencadeou uma rebelião armada contra o Estado turco pela autonomia do Curdistão turco, com provocou mais de 40.000 mortos.
Um outro atentado suicida em meados de março numa rua comercial de Istambul provocou a morte de quatro turistas estrangeiros, três israelitas e um iraniano. Este ataque foi atribuído pelo Governo conservador turco ao Daesh.
Este grupo é suspeito de ter cometido diversos atentados em território turco desde o verão. O mais mortífero, efetuado por dois bombistas suicidas em 10 de outubro, provocou 103 mortos no decurso de uma manifestação pró-curda em Ancara.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt