Libertado suspeito de matar Charlie Kirk a tiro durante evento na Universidade do Utah

Donald Trump confirmou a morte do jovem conservador através de uma publicação na sua rede social, Truth Social.

Atualizado a 11 de setembro de 2025 às 01:21
Charlie Kirk Foto: Ross D. Franklin/AP
Partilhar

Charlie Kirk, um ativista de extrema-direita aliado de Donald Trump, morreu depois de ser alvejado esta quarta-feira enquanto discursava num evento na Universidade de Utah. Tinha 31 anos.

Foi o próprio presidente dos EUA que confirmou a morte do jovem, através de uma publicação na sua rede social, Truth Social. "O grande, e até lendário, Charlie Kirk, faleceu. Ninguém compreendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora já não está mais entre nós. Melania e eu expressamos as nossas condolências à sua bela esposa Erika e à sua família. Charlie, nós amamos-te!".

Pub

O diretor do FBI, Kash Patel, afirmou através do X que o suspeito do tiroteio que matou Charlie Kirk foi detido. "Agradecemos às autoridades locais de Utah pela colaboração com o FBI", pode ler-se a publicação. No entanto, Patel revelou que o suspeito foi libertado após interrogatório das autoridades.

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver o momento em que Kirk é alvejado enquanto está a discursar. Depois de soar o disparo, vê-se o ativista a elevar a mão até ao lado esquerdo do pescoço, de onde jorrava sangue. Há também imagens de vídeo de estudantes no campus a fugir ao som de tiros.

Kirk é um dos ativistas pró-Trump e personalidades conservadoras mais proeminentes dos Estados Unidos. Ele conquistou milhões de fãs e co-fundou a Turning Point USA, uma organização que defende políticas conservadoras em escolas secundárias e universidades, em 2012. 

Pub

O FBI está a monitorizar o incidente na Universidade de Utah Valley, segundo o diretor da agência, Kash Patel.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, já reagiu à notícia, pedindo preces por "um rapaz genuinamente bom e um jovem pai".

À estação televisiva britânica, BBC, o diretor de relações públicas da Universidade Utah Valley, Scott Trotter, disse que por volta do 12h25, hora local, 19h25 hora de Lisboa, "um único tiro foi disparado no pátio do campus na Universidade, enquanto Charlie Kirk estava a discursar no comício".

Pub

"Podemos confirmar que Charlie Kirk foi baleado, mas não sabemos o seu estado", adiantou Trotter, acrescentando que o campus ficará encerrado o resto do dia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar