Dois autocarros portugueses envolvidos em choque em cadeia com 100 viaturas em França. Jovem portuguesa entre os feridos
Mega-acidente envolveu dois autocarros portugueses. Uma das vítimas mortais é passageiro num autocarro Flixbus que fazia a ligação entre Paris e Madrid.
Um choque em cadeia com pelo menos 100 veículos - entre carros, camiões e autocarros - fez dois mortos e entre 50 e 70 feridos, na A63, em Landes, entre Bordéus e Espanha, esta terça-feira. O CM sabe que um dos autocarros é da FlixBus e outro da OVNITUR e têm ambos matrícula portuguesa.
Ao CM, fonte da FlixBus confirmou que um dos mortos se trata de um passageiro que seguia no autocarro da empresa, que fazia o percurso entre Paris e Madrid, e que outros passageiros do veículo sofreram ferimentos. De acordo com a France TV, a outra vítima mortal é o motorista de um camião, que terá saído do veículo e foi atropelado. Há ainda três pessoas com ferimentos graves.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ao final da tarde que nenhuma das vítimas mortais do acidente eram portugueses. Há no entanto a registar uma cidadã nacional entre os feridos graves. A mulher foi levada para o Hospital de Dax e submetida a cirurgia.
A FlixBus avançou que o autocarro da empresa transportava 43 passageiros e dois motoristas. "O veículo travou para evitar trânsito parado na via, tendo sido posteriormente atingido na retaguarda por um autocarro de uma outra empresa, o que levou à colisão com o camião que inicialmente tentava evitar. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão a ser apuradas, sendo, no entanto, provável que as condições meteorológicas estejam na origem da situação", disse a empresa em comunicado.
Em comunicado, a OVNITUR confirmou que um autocarro da empresa esteve envolvido no acidente na A63 "em contexto de condições meteorológicas severas e formação de gelo na via". A empresa confirma ainda que o outro autocarro também tem matrícula portuguesa.
"A investigação às circinstâncias exatas do acidente encontra-se em curso e está sob responsabilidade das autoridades competentes", indicou ainda a Ovnitur.
O acidente ocorreu pelas 7h00. O socorro está a ser dificultado pelas baixas temperaturas, que estão abaixo dos zeros graus, e pelo gelo no pavimento. Um socorrista diz que "está tão congelado e com tanto gelo que mal se consegue ficar de pé na estrada". A autoestrada está cortada em ambos os sentidos. Três helicópteros da Segurança Civil de Bordeaux, Pau e Bayonne estão no local, segundo a France Info.
Durante a tarde, em comunicado divulgado nas redes sociais, a OVNITUR confirmou que uma das suas viaturas esteve envolvida no acidente. A empresa afirmou também que "por respeito aos familiares e comunicação pública", não iria divulgar as identidades nem o quadro clínico das vítimas, garantindo "cooperação total" para com as autoridades.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt