Autoridades garantem que eleições nos EUA foram as "mais seguras de sempre"

Responsáveis eleitorais refutam alegações infundadas de fraude feitas por Donald Trump.

14 de novembro de 2020 às 09:46
Autoridades garantem que sistema eleitoral não foi comprometido Foto: bin guan/reuters
Partilhar

As eleições presidenciais da semana passada nos EUA “foram as mais seguras de sempre”, sem qualquer evidência de que votos tenham sido alterados ou comprometidos, garantiu esta sexta-feira um grupo que engloba autoridades eleitorais estaduais e federais, incluindo responsáveis da própria Administração Trump, naquela que foi a mais veemente repudiação pública das alegações de fraude feitas pelo presidente e pelos seus aliados.

“Neste momento, por todo o país, funcionários eleitorais estão a rever e a confirmar todo o processo eleitoral antes de anunciar os resultados finais. Estas foram as eleições mais seguras em toda a História da América”, afirma o grupo em comunicado, adiantando que “não foi encontrada qualquer prova de que algum sistema informático tenha apagado ou perdido votos, ou tenha, de alguma forma, sido comprometido”, acrescenta o grupo, numa referência às mais recentes acusações de Trump, que na quinta-feira à noite enviou uma série de ‘tweets’ a alegar, sem provas, que a empresa de software Dominion, responsável pelas máquinas de contagem dos votos, “apagou 2,7 milhões de votos” em seu nome e substituiu-os por votos em Joe Biden no Michigan, Geórgia e Pensilvânia. A teoria foi prontamente desmentida pela empresa e pelos responsáveis eleitorais desses estados.

Pub

Biden ganha Arizona e alarga vantagem

Republicanos “têm de aceitar a realidade”

Pub

PORMENORES

A China quebrou o silêncio e felicitou finalmente Joe Biden e Kamala Harris pela vitória nas eleições. “Respeitamos a escolha do povo americano” diz Pequim.

A empresa de advogados Porter Wright Morris & Arthur abandonou esta sexta-feira o processo legal movido por Trump para contestar os resultados na Pensilvânia .

Pub

Canal alternativo à Fox

Trump atacou a Fox News, acusando-a de “esquecer a galinha dos ovos de ouro”, e planeia lançar canal rival como vingança.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar