Autoridades moçambicanas confirmam cinco mortos em naufrágio de barco na Beira
Naufrágio ocorreu no dia 11 de junho levando a bordo, além dos passageiros, uma carga de 25 sacos de arroz com 100 quilogramas cada um.
As autoridades da administração marítima de Sofala, centro de Moçambique, anunciaram esta terça-feira que foram recuperados cinco corpos da embarcação que naufragou na passada quarta-feira na Beira, após correção do número de ocupantes.
"Quando a embarcação naufragou, o número de pessoas declaradas era de 14 pessoas, sendo três desaparecidos e 11 recuperados, mas ao andar das buscas fomos recuperar cinco corpos. O que significa que aquela informação que o responsável da embarcação declarou não constituía a real", disse Daniel Bango, delegado provincial da administração marítima de Sofala.
Daniel Bango, que prestava declações aos jornalistas na cidade da Beira, disse que a contradição dos números declarados aconteceu na sequência do desaparecimento do caderno de registo com o naúfrágio do barco, sem se saber do real número dos ocupantes, e afastou um cenário intencional.
"Esse material todo ficou desaparecido no momento de naufrágio", declarou.
O naufrágio ocorreu na quarta-feira, 11 de junho, por volta das 07h00 locais (menos uma hora em Lisboa), entre os distritos de Búzi e Beira, levando a bordo, além dos passageiros, uma carga de 25 sacos de arroz com 100 quilogramas cada um.
Inicialmente foram recuperados três corpos - correspondendo ao número declarado de desaparecidos -, mas entre 14 e 15 de junho foram encontrados outros dois, de passageiros do barco, nas praias da cidade da Beira.
Segundo Daniel Bango, os trabalhos de busca e salvamento das vítimas do naufrágio foram entretanto concluídos.
"Cancelámos as buscas pois não há hipóteses da existência de mais corpos", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt