Aviação Internacional condena Rússia e a Coreia do Norte por interferirem nos sistemas de navegação aérea

OACI recordou que a sua assembleia já estabeleceu que o espetro utilizado pelo GNSS "deve estar livre de interferências nocivas".

03 de outubro de 2025 às 23:44
Aviação Foto: Agências
Partilhar

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o organismo da ONU responsável por supervisionar o sistema aéreo mundial, condenou esta sexta-feira as interferências nos sistemas de navegação por satélite "originadas" na Coreia do Norte e na Rússia.

A assembleia da OACI, sediada em Montreal, Canadá, aprovou duas resoluções que condenaram a Coreia do Norte e a Rússia "pelas infrações e instaram-nos [os dois países] a cumprirem urgentemente e rigorosamente as suas obrigações".

Pub

"A assembleia também rejeitou o facto de os incidentes de interferência por radiofrequência (RFI) no Sistema Mundial de Navegação por Satélite (GNSS) com origem na Coreia do Norte e na Rússia terem continuado a repetir-se", acrescentou o organismo em comunicado.

A OACI recordou que a sua assembleia já estabeleceu que o espetro utilizado pelo GNSS "deve estar livre de interferências nocivas".

A condenação por parte daquele organismo da ONU ocorre depois de, nos últimos meses, terem-se multiplicado os casos de bloqueio e manipulação dos sistemas de GPS de aviões civis, especialmente na zona oriental da Europa.

Pub

Países bálticos, como Finlândia, Lituânia e Estónia, acusaram Moscovo de interferir no funcionamento dos sistemas de navegação, o que coloca em perigo a segurança de aviões comerciais.

A 42.ª assembleia da OACI terminou hoje em Montreal após 11 dias de sessões às quais assistiram mais de 3.000 delegados dos 193 países membros da organização.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar