"Problema técnico" durante voo da SATA

Companhia informa que aeronave regressou a Toronto.

18 de agosto de 2015 às 09:37
sata Foto: José António Rodrigues
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Um avião da SATA International foi obrigado a regressar a Toronto, no Canadá, esta segunda-feira à noite, pouco tempo depois da descolagem, na sequência de um "problema técnico" detetado na aeronave já durante o voo de ligação a Ponta Delgada, nos Açores.

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"Em nenhum caso foi declarada aterragem de emergência", lê-se num comunicado da SATA International, divulgado na tarde desta terça-feira, relativo ao voo S4 320. A aeronave, um Airbus 310-225, transportava 192 passageiros e descolou do aeroporto Pearson.

No mesmo comunicado, a SATA indicou que "a aeronave já está a ser reparada, estando o voo de reposição programado para a 01h30 [local, 06h30 de Lisboa], do dia 19 de agosto [esta quarta-feira]".

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Segundo alguns passageiros contactados pela Lusa, o regresso do avião a Toronto deu-se após ter sido detetado fumo vindo da cabine. "O avião descolou à hora normal [21h45 de Toronto, 02h45 de Lisboa]. Cerca de dez minutos após a descolagem, o piloto disse que íamos aterrar novamente devido a um problema e que tínhamos de regressar ao aeroporto de Toronto", afirmou um dos passageiros do voo da SATA International, que não se quis identificar.

"Senti cheiro a queimado"

As equipas de emergência estavam junto ao avião após a aterragem, indicou a fonte contactada pela Lusa. "Quando levantamos voo, senti um cheiro a queimado. Depois, disseram-nos que ia-mos regressar a Toronto, mas nunca nos explicaram concretamente qual era o problema. Esperamos algumas horas e, por fim, informaram-nos de que o voo fora cancelado", explicou Nelson Silva, de Brampton, que viajava para Ponta Delgada, nos Açores, de férias.

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O passageiro também lamentou a falta de informação imediata por parte dos responsáveis da companhia aérea açoriana sobre a data do regresso a Portugal. "Nunca mais nos deram explicações. Não sei se vou para casa (Brampton, a 45 minutos do aeroporto), se fico aqui. Não temos direito a hotel, pois só quem é de outras províncias é que pode usufruir. Se tenho voo amanhã de manhã (na terça-feira) como é que vou saber? Não sei o que fazer", declarou.

Outro dos passageiros, Paulo Machado, de Ponta Delgada, de férias no Canadá há cerca de um mês e meio, recordou que sentiu algo parecido com o cheiro a "óleo" após a descolagem, mas pensava que era "algo normal".

"Não tive receio, mas aconteceu, o que é que se há de fazer, pois a segurança está primeiro".

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SATA alojou passageiros

A mesma fonte da companhia esclareceu que os passageiros foram contactados pela empresa e alojados em hotéis.

"O que estamos a resolver é o voo para que as pessoas regressem aos Açores. Neste momento, não sabemos quanto tempo ainda vai demorar", salientou, acrescentando que o avião foi entregue à manutenção, que está a fazer a avaliação necessária para que o aparelho volte ao ativo.

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(Notícia atualizada às 18h32)

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