Baleias azuis regressam à Galiza após ausência de 40 anos
Muitos especialistas temem que a crise climática esteja a levar à mudança de hábitos dos animais.
As baleias azuis são um dos maiores mamíferos do mundo e parece que estão de volta à costa atlântica espanhola, mais especificamente à Galiza, depois de uma ausência de mais de 40 anos.
Um biólogo marinho espanhol, Bruno Díaz, que viu a primeira baleia em 2017 na região, acredita que o regresso destes mamíferos pode não ser positivo, uma vez que pode significar que os cetáceos se encontram a mudar os seus hábitos por causa da crise climática.
Ainda assim, Bruno refere que se encontra "orgulhoso" de ver as baleias a passar na sua "terra" outra vez.
Outros cientistas já tinham avistado uma baleia na zona de Rías Baixas em 2018 e outra em 2019. As duas regressaram em 2020. Em declarações ao jornal espanhol Público, Bruno Díaz afirmou que a espécie nunca tinha regressado ao continente europeu dois anos seguidos.
Recorde-se que Espanha só proibiu a caça às baleias em 1986, ano em que a baleia-azul estava praticamente extinta na região.
Uma baleia-azul tem, em média, entre 20 e 24 metros de comprimento e pesa 120 toneladas, o equivalente a 16 elefantes. Contudo, já foram avistadas espécies com 30 metros e 170 toneladas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt