Berlusconi promete expulsar 600 mil ilegais

Ex-primeiro-ministro italiano diz que imigração “é uma bomba social prestes a explodir”.

06 de fevereiro de 2018 às 09:02
Silvio Berlusconi diz que as autoridades italianas precisam de “retomar o controlo” sobre a imigração ilegal Foto: EPA
Silvio Berlusconi Foto: Getty Images
Silvio Berlusconi Foto: Getty Images
Silvio Berlusconi Foto: Getty Images
Silvio Berlusconi, saúde, Itália Foto: ANGELO CARCONI/EPA

1/5

Partilhar

O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi prometeu esta segunda-feira expulsar 600 mil imigrantes ilegais do país se o seu partido vencer as eleições legislativas de março. As declarações surgem numa altura em que as questões do racismo e da imigração estão ao rubro em Itália, após um ataque a tiro contra imigrantes africanos.

"A imigração é uma bomba social prestes a explodir em Itália", disse Berlusconi numa entrevista a menos de um mês das eleições legislativas. "A imigração tornou-se numa questão urgente porque, após anos de governos de esquerda, temos 600 mil imigrantes ilegais que não têm o direito de permanecer no país", insistiu, garantindo que, em caso de vitória nas eleições, irá tomar medidas urgentes para "retomar o controlo sobre a situação", incluindo deportar todos os ilegais.

Pub

Berlusconi está impedido de se candidatar a cargos públicos por ter sido condenado por fraude fiscal, mas lidera nos bastidores a coligação de centro-direita formada pela sua Força Itália e pelos partidos nacionalistas Liga do Norte e Irmãos de Itália.

Foi, precisamente, um ex-militante da Liga do Norte que no sábado abriu fogo sobre imigrantes africanos na cidade de Macerata, ferindo seis pessoas, uma delas com gravidade. Após ser detido, o atacante gritou "Itália para os italianos" e disse que agiu por vingança após uma mulher local ter sido assassinada e esquartejada por um imigrante ilegal nigeriano.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar