Cabo Verde celebra hoje 50 anos de independência

Programa cerimonial arranca às 9h00 (11h00 em Lisboa) com a tradicional deposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral.

05 de julho de 2025 às 07:58
Bandeira de Cabo Verde Foto: Getty Images
Partilhar

Cabo Verde celebra, este sábado, 50 anos de independência e recebe quatro chefes de Estado para as cerimónias oficiais, a par de um programa cultural alargado.

Marcelo Rebelo de Sousa e Sissoco Embaló (Guiné-Bissau) serão os dois presidentes lusófonos presentes, Diomaye Faye representará o vizinho mais próximo, Senegal, enquanto o Grão-Duque Henrique chefiará a delegação do Luxemburgo, um dos principais parceiros de cooperação e onde há uma grande comunidade de emigrantes cabo-verdianos.

Pub

Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, também deverá estar presente, assim como a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Levy, segundo fonte ligada às comemorações.

O programa cerimonial arranca às 9h00 (11h00 em Lisboa) com a tradicional deposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, seguindo-se uma sessão solene na Assembleia Nacional, onde vão intervir representantes das bancadas parlamentares e o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves.

Durante a tarde, haverá um desfile das forças de segurança e para as 18h00 (20h00 em Lisboa) está agendada uma sessão evocativa com a intervenção de todos os chefes de Estado convidados para as celebrações, em frente ao Quartel Jaime Mota, no centro histórico da capital.

Pub

Um programa paralelo de atividades, iniciado na sexta-feira, inclui espetáculos musicais, conferências, exposições, mostras de cinema, um festival gastronómico e uma feira do livro, que se prolonga até dia 13.

A independência de Cabo Verde foi declarada a 05 de julho de 1975, numa cerimónia no Estádio da Várzea, na atual baixa da cidade da Praia, colocando fim ao regime colonial português no arquipélago. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar