Campeão chinês de xadrez perde título por defecar na banheira de um hotel

Yan Chenlong era também acusado de fazer batota nas competições.

27 de dezembro de 2023 às 12:31
Duas pessoas jogam xadrez chinês em Pequim Foto: Jason Lee/Reuters
Partilhar

Yan Chenlong, de 48 anos, derrotou dezenas de concorrentes no jogo do xadrez, na última semana, ganhando o título nacional de "Rei do Xiangqi". Contudo, os festejos duraram pouco tempo, pois a Associação Chinesa de Xiangqi revogou o título e confiscou o prémio ao homem, por alegada batota e por "perturbar a ordem pública", ao defecar na banheira de um hotel, avança o The Guardian

A associação teve que responder aos rumores de batota que circulavam que diziam que Yan usava anéis equipados com transmissores via wireless para enviar e receber sinais.

Pub

Segundo os relatos, Yan teria batido e aberto as mãos várias vezes para comunicar informações sobre o tabuleiro de xadrez através de um código a um computador, que depois enviava instruções sobre as jogadas a efetuar sob a forma de vibrações.

"Com base na nossa compreensão da situação, é atualmente impossível provar que Yan fez batota através "de anéis", como se especula nas redes sociais, afirmou a Associação. Ainda assim, foi-lhe retirado o título e foi proibido de jogar durante um ano.

Pub

Segundo a associação, o homem "consumiu álcool com outras pessoas no seu quarto na noite de 17, e depois defecou na banheira do quarto onde estava hospedado no dia 18, num ato que danificou a propriedade do hotel, violou a ordem pública e os bons costumes, teve um impacto negativo na competição e no evento de Xiangq", acrescentam os responsáveis da Associação Chinesa de Xiangqi, disse a associação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar