Caos e violência em comício de Zemmour em França

Candidato de extrema-direita ao Eliseu foi agarrado pelo pescoço por manifestante.

07 de dezembro de 2021 às 08:51
Zemmour Foto: CHRISTIAN HARTMANN / reuters
Ataque a Zemmour Foto: direitos reservados
Ativistas antirracismo Foto: direitos reservados

1/3

Partilhar

O primeiro comício oficial do novo candidato da extrema-direita francesa ao Eliseu, Éric Zemmour, ficou no domingo à noite marcado pela violência e nem o próprio candidato escapou a uma tentativa de agressão.

Zemmour, de 63 anos, juntou mais de 10 mil apoiantes num recinto desportivo nos arredores de Paris, naquele que foi o seu primeiro grande ato de campanha desde que anunciou a candidatura às Presidenciais de abril, na semana passada. Ainda antes do comício, a polícia teve de intervir para manter afastados os apoiantes do candidato de extrema-direita e os manifestantes que protestavam nas ruas contra as suas posições racistas. Já no interior, um manifestante tentou agarrar Zemmour pelo pescoço quando se encaminhava para o palco, tendo sido rapidamente afastado pela segurança. O candidato, de 63 anos, sofreu ferimentos ligeiros, mas prosseguiu com o discurso, durante o qual vários manifestantes antirracistas foram agredidos e atacados com cadeiras pelos seus apoiantes.

Pub

O comício serviu para Zemmour apresentar o seu novo partido, chamado Reconquista, numa homenagem assumida à campanha cristã para expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. “Vamos reconquistar o país mais bonito do Mundo”, disse Zemmour, que promete acabar com a imigração e expulsar os ilegais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar