Pelo menos 40 feridos em atropelamento durante festejos da conquista da Premier League em Liverpool
Polícia avançou que o carro parou no local e um suspeito foi detido.
Um homem de nacionalidade britânica, com 53 anos, foi esta segunda-feira detido após atropelar uma multidão em Liverpool, durante as celebrações da vitória do clube desta cidade do norte de Inglaterra no campeonato britânico, segundo a polícia.
A polícia foi contactada ao final da tarde "na sequência de relatos de uma colisão entre um automóvel e vários peões" no centro da cidade, de acordo com o comando policial local, que não indicou o número de vítimas.
Mais de 40 feridos
Pelas 23h05, a polícia confirmou mais de 40 feridos, sendo que 27 foram transportados para hospitais e 20 foram assistidos no local do atropelamento. Entre as vítimas, as autoridades revelaram que quatro crianças ficaram feridas.
A subchefe da polícia, Jenny Sims, revelou à Sky News que as autoridades acreditam que tenha sido um incidente isolado e não está a ser tratado como um ato de terrorismo.
Imagens recolhidas por testemunhas no local e partilhadas nas redes sociais mostram um carro a entrar na rua a alta velocidade e a colher algumas pessoas, projetadas para a zona pedonal e caindo inanimadas no chão.
Posteriormente o veículo abranda, muda de direção para onde se encontrava uma concentração maior de pessoas, e volta a acelerar, colhendo algumas dezenas de pessoas.
Antes de o veículo se deter é possível ver pelo menos uma pessoa atropelada, presa debaixo da parte da frente do veículo, que é depois rodeado de elementos da polícia.
O condutor é finalmente retirado do automóvel e preso pela polícia, que o leva para dentro de uma carrinha, isolando-o de alguns indivíduos que tentam agredi-lo.
O desastre seguiu-se a uma tarde de festa em que milhares de adeptos do Liverpool assistiram ao desfile do troféu da Premier League no centro da cidade
De acordo com a BBC, uma ambulância aérea aterrou na zona e há um grande número de cordões policiais a impedir o acesso ao local do atropelamento.
A mesma fonte refere que há minutos encontravam-se quatro ambulâncias no local, além de alguns carros de bombeiros.
"Acontecimentos de Liverpool são terríveis"
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, indicou nas redes sociais que está a ser informado da situação e agradeceu à polícia a sua rápida resposta.
"Os acontecimentos de Liverpool são terríveis - os meus pensamentos estão com todos os feridos ou afectados", disse Starmer.
"Quero agradecer à polícia e aos serviços de emergência pela sua resposta rápida e contínua a este incidente chocante", adiantou.
O Serviço de Ambulâncias do Noroeste (NWAS) acrescentou num comunicado que está a prestar assistência ás vítimas e a "avaliar a situação e a trabalhar com outros membros dos serviços de emergência".
"A nossa prioridade é garantir que as pessoas recebam a ajuda médica de que necessitam o mais rapidamente possível", referiu, citado pelos media britânicos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt