Catalunha torna obrigatório uso de máscara em centros de saúde e lares de idosos devido ao aumento de casos de gripe
Medida entra em vigor nesta quarta-feira e é justificada pelo facto de os casos de gripe terem duplicado na última semana.
A região da Catalunha, em Espanha, anunciou esta terça-feira que será obrigatório o uso de máscaras nos centros de saúde e nos lares de idosos devido ao grande aumento dos casos de gripe, que duplicaram na última semana. A medida entra em vigor já nesta quarta-feira
Segundo os dados mais recentes do Sistema de Informação de Vigilância de Infecções da Catalunha (SIVIC), referentes à semana de 1 a 7 de dezembro, a gripe apresenta um nível muito elevado de transmissão na comunidade, com uma incidência estimada de 418 casos por 100.000 habitantes e 24.969 novos diagnosticados nos últimos sete dias, mais do dobro da semana anterior.
Nesse contexto, será obrigatório "usar máscara nesses locais - centros de saúde e lares de idosos - onde há pessoas vulneráveis pois vai ??ajudar a salvar vidas", enfatizou a ministra e porta-voz do governo espanhol, Sílvia Paneque.
A governante incentivou ainda as pessoas a vacinarem-se contra a gripe
Segundo o SIVIC, a incidência estimada de gripe tem aumentado nas últimas seis semanas na região, impulsionada pela variante K, que é a mais mais contagiosa. A epidemia ultrapassou o nível de transmissão muito alto, com uma incidência estimada de 418 casos por 100.000 habitantes, um número que já supera o pico dos três anos anteriores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt